Revista Criança Cidadã - Matérias

Curtas

Edição 27 - Setembro/Dezembro 2018

Um café da manhã foi promovido pela Igreja Pentecostal Assembleia de Deus (Ipad), em Camela, para comerciantes e autoridades locais e contou a presença de alguns alunos do Núcleo do Ipojuca. Na ocasião (30/09), ações sociais realizadas pela Igreja foram apresentadas à comunidade.

Rebeka Muniz, violista, ex-aluna e atual professora na OCC, tornou-se a primeira estudante do projeto a colar grau na Licenciatura em Música pela UFPE, em agosto passado. Outros dois ex-alunos da Orquestra, Fagner Zumba (contrabaixista) e João Carlos (percussionista), colaram grau no Bacharelado.

A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Ipojuca empolgou o público presente na abertura da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no dia 16/10, no IFPE - Campus Ipojuca.

Um quinteto de cordas do Ipojuca abriu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA), da PetroquímicaSuape (PQS), no dia 22/10. A empresa é uma das mais destacadas da cidade portuária.

Já os Meninos de Igarassu participaram da inauguração da iluminação natalina do Shopping Patteo Olinda, um dos mais novos da Região Metropolitana do Recife, no dia 04/11 (foto).

Por falar em Igarassu, a partir de fevereiro de 2019, os 30 alunos da OCC naquela cidade terão aulas de instrumentos de cordas. A notícia partiu da iniciativa de Mary Cantarelli, da EBrasil Energia, empresa patrocinadora da OCC Igarassu.

João Pedro Souza realizou recital de despedida no dia 09/11. Agora, o ex-aluno da OCC reside em Lisboa, onde dá aulas de violino.

Os jornalistas Lenivaldo Aragão e Marcelo Aragão estão reforçando as ações de comunicação da ABCC, com a missão específica de articular pautas com a imprensa.

Entre as diversas apresentações das quais a Orquestra participou em novembro, estão as da Semana da Música do Colégio da Polícia Militar, com a Orquestra Infantojuvenil, e do Centro de Ensino Musical de Olinda (Cemo), com o Grupo de Sopros da OCC.

Também destacamos as diversas participações em eventos do Tribunal de Justiça de Pernambuco e no CNA Day 2018, no dia 10/11. O CNA Cursos de Idiomas acolhe uma turma inteira de alunos bolsistas do Coque em uma de suas unidades em Boa Viagem (Recife). Já a unidade do CNA Ipojuca contempla um bolsista integral e três parciais.

A OCC promoveu, em novembro, aulas de reforço direcionadas para o exame específico do vestibular de Música da Universidade Federal de Pernambuco. As aulas foram conduzidas pelos professores de Teoria Musical Janayna Mendes e Manassés Bispo, no Núcleo do Coque.

A Orquestra Criança Cidadã recebeu convite do governo chinês para participar da 11ª edição do China International Folk Art Festival, na cidade de Huhhot, capital da Região Autônoma da Mongólia Interior. Já estamos nos mobilizando.

Pela primeira vez, a OCC participou como convidada do Virtuosi, realizado entre os dias 02 e 09/11. O convite partiu do casal idealizador do festival, Ana Lúcia Altino Garcia e Rafael Garcia.

ERRATA
Na versão impressa da edição anterior da Revista Criança Cidadã (n° 26), algumas fotos saíram com o crédito incorreto: 1) na matéria “O sangue que corre nas veias musicais” (pp. 26-29), todas as fotos são de Tamíz Freitas, da equipe da Assessoria de Comunicação da OCC e da ABCC; 2) na seção Personagem (p. 38), o crédito também é para Tamíz Freitas; e 3) a foto n° 3 da p. 12 é de Paula Passos, até então integrante da equipe da Ascom.

DIA DOS PAIS
No Núcleo do Ipojuca, além das homenagens preparadas com carinho pelos alunos e equipe, os pais receberam presentes, em 18 de agosto. O mimo foi possível graças à Ferreira Costa e ao Armazém ADM Lajes. Os profissionais da casa que são pais não ficaram de fora da lista de presenteados.

EDUCAÇÃO
Em mais um convite da União dos Dirigentes Municipais de Educação, 35 dos Meninos do Ipojuca levaram a cultura nordestina em forma de música, no 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, no dia 14 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco. Entre as autoridades presentes, o ministro da Educação, Rossieli Soares, e o presidente nacional da Undime, Aléssio Costa Lima.

CULTURA
Doze alunos do Núcleo do Ipojuca conferiram, no dia 22/08, a exposição Raça, classe e distribuição de corpos, pertencente ao projeto Política da Arte, da Coordenação de Artes Visuais da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA) da Fundação Joaquim Nabuco. A exposição foi composta por imagens em suportes variados, cuja curadoria foi assinada por Moacir dos Anjos.

CIDADÃO ABREULIMENSE
A Câmara Municipal de Abreu e Lima concedeu o título de Cidadão Abreulimense a João Targino, que atuou como juiz de Direito naquele município. A cerimônia aconteceu no dia 31/08 e contou com a presença de funcionários do Tribunal de Justiça de Pernambuco e da OCC, além de uma apresentação musical da Orquestra e também de alunos do projeto Passo de Anjo, fundado por Maestro Spok em Abreu e Lima, sua cidade natal. A regência foi, respectivamente, do maestro Nilson Galvão Jr. e do próprio Spok.

PANDAS
A simpática cônsul-geral da China no Recife, Yan Yuqing, presenteou o coordenador geral da OCC, João Targino, com um simpático conjunto de pandas de pelúcia (foto). Para o arquivo de obras musicais da Orquestra, a diplomata destinou partituras dos compositores Yang Di e Jiang Wantong.

ASPAS
“Essa mulher tem um espírito iluminado. É uma pessoa extraordinária. Ela transpareceu não só um coração magnânimo, mas também uma alma extraordinária. E isso é que faz a diferença nas pessoas, não são comendas, diplomas. É o coração que faz com que as grandes obras possam verdadeiramente se eternizar.” João Targino, sobre a sulafricana Catherine Mokgatle-Makwakwa, a quem conhecera em evento sobre trabalho voluntário na Alemanha (vide mural da página 11).

RUMO A GOIÁS
Julio Carlos (na foto, com João Targino), passou em concurso público para violinista da Orquestra Sinfônica de Goiânia, na qual outros quatro alunos do Coque ingressaram em 2013. Júlio, primeiro spalla da OCC, também foi o primeiro intercambista do projeto, tendo estudado durante um ano em Varsóvia, capital da Polônia, em 2009.

LITORAL
Com uma programação especial para as crianças e os professores, o II Festival do Livro do Litoral Sul teve recorde de público. Cerca de 60 mil pessoas conferiram as palestras, oficinas e os 50 estandes presentes de livrarias e editoras, de 09 a 15/10, no Clube Municipal do Ipojuca. No encerramento, um grupo de 30 músicos fez uma apresentação aos visitantes do Festival. Um dia antes, um quinteto da Orquestra esteve no estande da Prefeitura do Ipojuca. O evento foi promovido pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), com o apoio municipal.

VÍDEO NATALINO
Depois da Ave Maria de Bach e Gounod — gravada na Capela Dourada, em dezembro de 2017 —, o segundo vídeo especial de fim de ano da OCC teve como música-tema Oh, noite santa, do compositor francês Adolphe Adam (1803-1856), sobre poema de Placide Cappeau (1808-1877). A produção teve, novamente, a assinatura da ZRG Produções, desta vez com iluminação de Mano Som. A gravação aconteceu no Salão Nobre do TJPE em 26/11.

CASAMENTO COLETIVO
Eventualmente, um quarteto ou quinteto de cordas costuma se apresentar em casamentos coletivos promovidos pelo TJPE. No dia 30/11, porém, a presença da OCC também se deu entre os que firmaram o compromisso nupcial civil: a produtora Gabryella Boudoux casou com o ex-spalla Yuri Tavares, e o atual concertino Samuel Oliveira, com a então noiva, Naame Hadassa.

COM O PAPA
João e Myrna Targino participaram de mais uma audiência geral com o Papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 21/11 (foto).

AMIGO DA ORQUESTRA
Em agosto, a OCC divulgou um vídeo institucional ensinando como contribuir com o projeto via Lei Rouanet. O garoto-propaganda foi o Maestro Spok.

Confira outras edições