Revista Criança Cidadã - Matérias

O piano de Sergio Roberto de Oliveira e Ricardo Tacuchian
MIRIAM GROSMAN E INGRID BARANCOSKI
A Casa Discos
O produtor, compositor e arranjador Sergio Roberto de Oliveira faleceu em 2017, antes de completar 47 anos de idade. Uma batalha incessante contra um câncer de pâncreas abreviou a passagem de um dos artistas mais pró-ativos da cena musical erudita brasileira, fundador do coletivo de compositores Prelúdio 21 e indicado duas vezes ao Grammy Latino. O principal legado de Sergio, porém, mantém-se vivo: a gravadora e selo fonográfico A Casa, que retomou e lançou o último projeto deixado por ele — no caso, a produção do presente CD, com obras para piano solo do próprio músico e do compositor Ricardo Tacuchian, ex-presidente da Academia Brasileira de Música. Com interpretação de Miriam Grosman e Ingrid Barancoscki, o álbum traz seis peças de estilos diversificados e atmosfera predominantemente contemplativa: Brasileiro, os três Prelúdios tijucanos e Atonas (uma referência à Sonata de Alban Berg), de Sergio Roberto. Ernesto Nazareth no Cinema Odeon, A bailarina (uma curta suíte, com feições que remetem ao Carnaval de Schumann) e Le tombeau de Aleijadinho (uma paráfrase ao ...Couperin de Ravel), de autoria de Tacuchian, completam a jornada musical. (CEA)

Mpb Instrumental
Nesse trem
SOM D’LUNA
Independente
Oriundos de João Pessoa, os irmãos gêmeos Diogo e Vitor Luna se arriscam nacionalmente no lançamento do primeiro CD gravado em estúdio. Uma agradável mistura de ritmos integra o álbum da dupla paraibana, que traz elementos próprios do folk, samba, funk e soul music. Ao todo, 11 faixas — todas autorais — formam o disco e se conectam de maneira orgânica. O bom resultado alcançado pelo duo é fruto de grande entrega e só saiu do papel graças a uma exitosa campanha de financiamento coletivo. (HN)

Samba
Sal do samba
ADRIANA PASSOS
Independente
Com a herança do pai, Aldo, e do avô paterno, Arnaldo, também sambistas, a cantora e atriz Adriana Passos apresenta, neste álbum, tanto composições autorais e de sua família quanto da nova geração de criadores do samba carioca, como Adler São Luiz, Ednaldo Lima, Marco Jabú, Ricardo Mansur, Augusto Bapt e Rodrigo Braga. E não só o samba é contemplado: o coco, o tambor de crioula maranhense e o jongo, ritmos aparentados do gênero fluminense, garantem uma diversidade sonora bastante frutífera ao disco. (CEA)

Fusion
Jam
ALFREDO DIAS GOMES
Independente
Em sua trajetória profissional, o baterista Alfredo Dias Gomes teve a chance de iniciar tocando ao lado de Hermeto Pascoal e de integrar a banda de Ivan Lins. Em 1993, optou por seguir carreira solo, agregando parceiros musicais afins de seus projetos artísticos, como no presente álbum, inteiramente autoral. Com uma formação mais livre, típica do jazz rock (chamado também de fusion) — envolvendo apenas bateria, guitarra e baixo elétrico —, as possibilidades de interpretação soam renovadas a cada faixa. (CEA)

Confira outras edições