Recreação

Edição 27 - Setembro/Dezembro 2018

Festa das Crianças reúne alunos da ABCC Sede e da OCC

Comemoração realizada no Núcleo do Coque proporcionou muita diversão e comida para a garotada dos projetos sociais geridos pela Associação Beneficente Criança Cidadã

A primeira edição unificada da Festa das Crianças reuniu alunos da ABCC Sede e dos três núcleos da Orquestra Criança Cidadã (Coque, Igarassu e Ipojuca), no dia 19 de outubro, nas dependências do 7º Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro (7º DSup), no Cabanga, onde funciona há 12 anos o Núcleo do Coque. A comemoração mobilizou os profissionais dos projetos sociais geridos pela Associação Beneficente Criança Cidadã – a qual atende, no total, 460 crianças e adolescentes – e proporcionou uma tarde de muita comida e diversão para a garotada.

Foi um momento de pura confraternização para os jovens. Entre as brincadeiras: jogos digitais, futebol de campo, pula-pula, tirolesa, vôlei, escorregador inflável, piscina de bolinha e futebol de sabão. Durante a recreação, os alunos participaram de sorteios de bicicletas, acessórios digitais e jogos educativos.

Aluno de flauta doce e escaleta do Núcleo de Igarassu, o pequeno Irajá Santos, de 12 anos, foi um dos contemplados no sorteio. “Foi muito bom ganhar uma bicicleta. Nota dez [para a festa]. Se pudesse dar nota mil, daria. Gostei muito da comida e de ter brincado na tirolesa, tanto que fui duas vezes lá”, comenta.

Na parte do lanche: pipoca, churros, bolo e refrigerante. Nada disso seria possível sem o suporte dado pelo chefe do 7º DSup, o tenente-coronel Érico da Silva Ferreira, que liberou as dependências do quartel para que a festa fosse realizada, além de disponibilizar militares para acompanhar as crianças durante algumas atividades recreativas.

Mais adiante, os alunos puderam assistir a um show do ilusionista Erasmo Passos, o qual apresentou vários truques com a participação dos estudantes. Foi uma das atrações mais prestigiadas da tarde. “É uma satisfação enorme poder contribuir para dar um pouco de alegria a essas crianças através da mágica. É isso o que me move a seguir com esse trabalho”, ressalta Erasmo.

A celebração também teve um corte de bolo simbólico, além de uma foto diante do outdoor institucional, congregando todos os funcionários e alunos presentes. No final, os pequenos participaram de um animado quebra-panela, que destinou bicicletas para quem conseguiu acertar a panela e prêmios de R$ 50 para quem achasse as duas notas de brinquedo do mesmo valor.

A pequena Júlia Marta, 13, é aluna da ABCC desde 2015 e elogiou a tarde de diversão. “Foi uma festa diferente por ter juntado todas as crianças dos projetos da ABCC. Eu gostei muito dos brinquedos, do futebol de sabão, mas, se eu tivesse de escolher um, seria o pula-pula”, destaca.

O aluno de violino do Núcleo do Ipojuca Guilherme Rodrigues, 11, também gostou da confraternização. “Foi ótimo ter participado. A festa foi muito divertida e engraçada. Foi legal ter brincado e participado dos sorteios. Não consegui ganhar a bicicleta, que era uma coisa que eu queria muito, mas só de disputar valeu a pena”, pontua.

ENCONTRO — Durante a celebração, a presidente da ABCC, Myrna Targino, o vice-presidente, Nilson Nery, e o coordenador geral da OCC, João Targino, recepcionaram o cônsul-geral adjunto da China no Recife, Shang Siyuan, e os presidentes da Associação da Comunidade Chinesa do Recife - Brasil, Lu GongRong, e da Associação Sino-Brasileira de Indústrias e Comércio Exterior, Chen Zhong, convidados especiais da tarde.

A comemoração saiu do papel graças ao apoio dessas instituições, da EBrasil Energia e do Exército Brasileiro. Como forma de agradecimento, os convidados foram presenteados com kits da OCC, que contêm DVDs e exemplares da Revista Criança Cidadã.