Revista Criança Cidadã - Matérias

OCC Coque em Notas

Edição 27 - Setembro/Dezembro 2018

Autoridades do Exército Brasileiro visitam sede da Orquestra
O coordenador geral e idealizador da Orquestra Criança Cidadã, João Targino, recepcionou autoridades do Exército Brasileiro no dia 09/10. Na comitiva, estiveram o comandante militar do Nordeste, general Marco Antônio Freire Gomes; o comandante da 7ª Região Militar, general Luis Antônio Duizit Brito; o comandante do 1º Grupamento de Engenharia, general Marcelo Arantes Guedon, de João Pessoa; e o chefe do 7º Depósito de Suprimento (7º DSup), o tenente-coronel Érico da Silva Ferreira, entre outros. Durante a visita, eles conheceram as instalações do projeto, incluindo a Escola de Formação de Luthier e Archetier. Além disso, assistiram a uma apresentação especial que contou com a regência do diretor artístico da OCC, Nilson Galvão Jr., e a participação de alunos dos núcleos do Coque e do Ipojuca. João Targino agradeceu aos comandantes do Exército pelo suporte dado à OCC. “Nós não teríamos chegado ao patamar que chegamos se não estivéssemos instalados no 7º DSup. Pela acolhida diária, quero agradecer a todos vocês. (...) O apoio do Exército Brasileiro tem sido fundamental nesse propósito, uma vez que não se faz música sem disciplina e hierarquia”, comentou. O general Freire Gomes cumprimentou cada um dos jovens músicos e profissionais. “Eu gostaria de parabenizar o senhor, Dr. Targino, o maestro Nilson e os professores pelo trabalho magistral que vem sendo feito. A gente se sente recompensado em ter compartilhado e ajudado um pouquinho vocês que têm um dom. Queremos que vocês tenham a maior felicidade do mundo e dar as melhores condições para vocês poderem desenvolver esse talento admirável”, retribuiu.

Grupos de câmara e Clube do Choro na Caixa
Na noite de 11/09, o teatro da Caixa Cultural Recife recebeu o segundo recital do ano dedicado a grupos de câmara da OCC Coque. O Quinteto de Sopros, um duo e um trio de violoncelos e o Quarteto Vivace, de cordas, conquistaram o público com interpretações descontraídas e de alta performance. Já na tarde do dia 26/09, na sala multimídia da Caixa Cultural, foi a vez de o Clube do Choro encantar a plateia. A roda de choro, formada por jovens solistas selecionados pelos professores da OCC, repetiu a apresentação no dia 27/11, a convite da Caixa.

Mês das Crianças com músicas da nossa infância
Em outubro, três grupos representativos da OCC levaram à Caixa Cultural Recife um repertório todo dedicado ao mês das crianças. No dia 03, os protagonistas foram os alunos da Orquestra Infantojuvenil, regida pelo professor Enoque Souza. No dia 17, a apresentação dividiu-se em duas partes: a primeira, com os Meninos de Igarassu – que fizeram sua estreia naquele espaço cultural com arranjos para coro e grupo de escaletas –, e a segunda, com a Orquestra Infantil. A regência coube às professoras Basemate Neves e Susan Hagar, respectivamente.

AD Diper destina repasse via Lei Rouanet à OCC
Em outubro, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) adotou a política de destinação de recursos do Imposto de Renda devido para entidades ou iniciativa de assistência social. A OCC, que recebeu o repasse por meio da ABCC, foi um dos dois projetos contemplados na categoria Lei Rouanet, ao lado do Ária Social, da cidade de Jaboatão dos Guararapes. No total, a Câmara Temática de Responsabilidade Social, Voluntariado e Solidariedade da AD Diper selecionou cinco ações dentro de quatro modalidades de renúncia fiscal.

OCC e Caixa fortalecem interação institucional
No dia 13/11, foi estreado um novo projeto da OCC em parceria com a Caixa Econômica Federal, patrocinadora máster do projeto. O Caixa de Música consiste em duas aulas interativas de inicialização musical por mês, uma delas para uma turma de escola definida pelo projeto Gente Arteira, da Caixa, outra para clientes propriamente ditos do banco. A primeira aula aberta, a título de projeto-piloto, aconteceu no auditório do Núcleo do Coque, com a participação de alunos do Colégio Apoio Recife. Na ocasião, Amilca Aniceto, professora de Teoria Musical da OCC, ministrou diversas atividades lúdicas para os 25 pequenos visitantes, auxiliada pela professora Rebeka Muniz. A segunda aula, prevista para fevereiro de 2019, será dirigida a uma turma de clientes do banco, que terá a oportunidade de assistir a um ensaio da Orquestra Jovem. Elaborado pelo coordenador pedagógico da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, Aldir Teodózio, o Caixa de Música vem trazendo ótimas expectativas por parte da OCC e da Caixa. “Temos uma ótima perspectiva de contribuir com a formação de público para música clássica e instrumental. A pessoa que visita uma escola como essa com certeza será tocada e buscará conhecer mais desse tipo de música”, pontuou Elton Rodrigues, gerente de Marketing e Comunicação na Caixa. “A arte-educação é uma parte essencial da política cultural da Caixa. As diversas linguagens com que trabalhamos ajudam a formar a consciência crítica e a dar referenciais estéticos para o público. Em todo esse tempo de parceria com a OCC, temos visto como a música contribui positivamente para a formação de seres humanos íntegros”, elogia Elton.

Visitas ao Campus da Fundaj no Derby
Alunos da ABCC e de todos os núcleos da OCC visitaram, entre os meses de setembro e novembro, o Campus da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) no bairro recifense do Derby. Nas ocasiões, os jovens músicos conheceram a Galeria Vicente do Rego Monteiro e a exposição Marcas, do artista paulistano Jaime Lauriano, acompanhados de educadores da instituição, vinculada ao Ministério da Educação. As visitas se deram como parte da programação pedagógica do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco, integrado pela OCC desde 2015.

Presença no aniversário de 50 anos do TCE-PE
Um quinteto de cordas da OCC se apresentou na solenidade em alusão aos 50 anos do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, no dia 08/11, no auditório do Edifício Dom Hélder Câmara, onde funciona o TCE-PE. O grupo executou os hinos do Brasil e de Pernambuco e diversas autoridades estiveram presentes, como o governador do Estado, Paulo Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o 2° vice-presidente do TJPE, Antenor Cardoso. Eles compuseram a mesa solene liderada pelo presidente do TCE-PE, Marcos Loreto.

Generais do Exército prestigiam Orquestra
Sete generais do Exército Brasileiro visitaram a sede da OCC na tarde do dia 21/11. Acompanhados pelo chefe do 7º Depósito de Suprimento (7º DSup), o tenente-coronel Érico Ferreira, os oficiais-generais passaram pela luteria e, em seguida, assistiram a uma apresentação com alunos dos núcleos do Coque e do Ipojuca. Integraram o grupo os oficiais-generais Freire Gomes, Duizit Brito, Carlos Barcellos, Miriano Eder, Flávio Neiva, André Rolim e Luciano Penna. A passagem pela OCC constou como escala de uma visita de inspeção técnica ao 7º DSup.

Confira outras edições