ABCC em Notas

Edição 27 - Setembro/Dezembro 2018

Atletas da ABCC se destacam no Pernambucano de Judô
Quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Esse foi o saldo positivo dos meninos e meninas da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) que disputaram a segunda fase do Campeonato Pernambucano de Judô, no dia 17/11, em Caruaru. Promovida pela Federação Pernambucana de Judô (FPJU), a competição contou com a participação de 39 associações desportivas. Na classificação geral, a ABCC desbancou 34 equipes e conquistou a quinta colocação. As atletas Júlia Franciely (sub-13), Tawane Soares e Rayane Cordeiro (sub-15) trouxeram o ouro na bagagem. Entre os garotos, Tiago Valvino (sub-15) também garantiu o lugar mais alto do pódio. Tamires Augusto (sub-15) ficou com a prata, enquanto Natanael Augusto (sub-13) e Gabriel Luiz (sub-18) conquistaram o bronze. Atualmente, o projeto de inclusão social promovido pela ABCC beneficia cerca de 100 atletas, dos quais 60 são judocas. A iniciativa também conta com as modalidades caratê e taekwondo. “Foi um excelente resultado para a ABCC, que vai entrar forte na reta final do campeonato. Os atletas estão cada vez mais confiantes, principalmente depois dessas importantes conquistas. Temos boas expectativas de ficarmos entre os primeiros”, ressaltou o técnico da equipe, Anderson Felipe, após a segunda etapa. Já terceira e última etapa do Pernambucano foi realizada no início de dezembro, na quadra da Unidade Boa Viagem do Colégio Motivo, no Recife, em 01/12. Nessa fase, seis judocas da ABCC conquistaram medalha de ouro. Foi a melhor participação da equipe no circuito (em 2016 e 2017, por exemplo, foram apenas duas medalhas douradas em cada ano). Quatro atletas fizeram bonito nos tatames: Júlia Franciely e Tayza Oliveira ficaram com o primeiro lugar na categoria Sub-13, enquanto Tawane Soares e Tiago Valvino se deram melhor na Sub-15. Já Tamires Augusto e Rayane Cordeiro levantaram o tricampeonato da categoria Sub-15. Os atletas que conseguiram as melhores colocações ao final das três fases garantiram vaga na seletiva regional para a disputa nacional. A ABCC foi elogiada pelo presidente da FPJU, Jaciano Delmiro. “Foi um ano muito positivo para as equipes mais antigas e para as que iniciaram recentemente, como é o caso da ABCC, que realiza um belo trabalho social e, agora, começa a colher os frutos na formação de atletas. Quem ganha com isso é o judô pernambucano”, ressalta o dirigente esportivo. A ABCC terminou 2018 entre as três primeiras colocadas no Estadual (colaboração especial do jornalista Marcelo Aragão).

Estreia da Associação no Pernambucano de caratê
Na primeira competição da qual participaram, os alunos de caratê da ABCC (que iniciaram os treinos na modalidade em outubro de 2017) conquistaram um expressivo resultado. Sob a liderança do professor José Lessa Júnior (vide p. 16), os atletas João Vitor (sub-9) e Keitty Cristina (sub-14) subiram ao pódio no Campeonato Pernambucano de Karate (Etapa Surubim), no dia 19/08. João ficou em terceiro lugar no naipe kata (onde não há contato físico), já Keitty obteve o terceiro lugar nos naipes kumitê e kata. Lessa (master absoluto), por sua vez, terminou em primeiro no kata.

ABCC brilha no 4º Elite Open de Taekwondo
Uma equipe formada por quatro alunos da ABCC disputou o 4º Elite Open de Taekwondo, acontecido no dia 23/09, no ginásio Arrudinha, no Recife. Sob a orientação do professor Pedro Freire, os atletas representaram bem a Associação na estreia que fizeram na modalidade. O saldo da disputa foram dois ouros e duas pratas. Viviane Gomes (cadete, sub-14 – até 37 kg) e Evellyn Correia (cadete, sub-14 – até 41 kg) conquistaram o topo, enquanto Alexandre Erick (cadete, sub-14 – até 57 kg) e Saulo Kawã (cadete, sub-14 – até 45 kg) terminaram no vice-campeonato.

Em novembro, mais taekwondo e mais caratê
No dia 17/11, a ABCC conquistou o primeiro lugar no Festival Kids de Taekwondo, realizado na quadra externa do Geraldão, no bairro recifense da Imbiribeira. A Associação inscreveu 14 alunos no festival e disputou medalhas contra outros nove clubes e projetos sociais. Já no dia 18/11, aconteceu a etapa final do Campeonato Pernambucano de Karate (Campek), no Clube Português, no Recife. Cinco atletas representaram a ABCC, com destaque para a medalha de prata conquistada por João Vitor (sub-9) e o bronze de Andrey Marinho (sub-14), ambos no naipe kumitê