Edição 27 - Setembro/Dezembro 2018

Nesta edição da Revista Criança Cidadã, finalmente temos uma capa dedicada a uma ação própria da Associação Beneficente Criança Cidadã, instituição que gerencia a Orquestra Criança Cidadã, mas que mantém, à parte, um projeto de inserção social por meio do esporte, oferecendo aulas de judô, caratê e taekwondo para seus 100 alunos desde o ano de 2005 — há mais tempo que a OCC, portanto. Para homenagear a memória do fundador da ABCC, o desembargador Nildo Nery dos Santos (1934-2018), e divulgar esse projeto social permanente, foi idealizado o Festival de Artes Marciais Nildo Nery dos Santos, cuja primeira edição ocorreu no último dia 10 de novembro, no Recife. Uma edição-piloto havia sido realizada no último mês de julho, internamente, na sede da Associação. Era a certeza que faltava para a organização do evento em larga escala, com a participação de atletas de outras instituições beneficentes da capital pernambucana e ampla cobertura da imprensa esportiva local.

Você também irá conferir, neste número da revista, um resumo de como foi a presença do idealizador da OCC, João Targino, em um encontro sobre trabalho voluntário na Alemanha, em setembro passado. O evento, promovido pelo governo alemão e organizado pelo Instituto Goethe, reuniu outras 14 personalidades do mundo inteiro que lideram iniciativas de inclusão social de alto gabarito. Destacamos ainda a formatura do primeiro aluno da OCC, Leandro Robberto Oliveira, por meio do convênio com as Faculdades Integradas Barros Melo - Fibam/Aeso, da cidade de Olinda; o levantamento estatístico promovido pelo programa Brasil de Tuhu, que mapeou o funcionamento dos principais projetos sociais de ensino musical no país, disponibilizando o relatório final em um moderno e detalhado hotsite; e a constante busca pelo aperfeiçoamento pedagógico por parte do corpo docente da OCC.

Na segunda metade da revista, destacamos a matéria sobre a primeira Festa das Crianças unificada da ABCC e da OCC, que contou com apoio institucional do Consulado-Geral da República Popular da China no Recife, da EBrasil Energia e do 7° Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro, e com apoio financeiro da Associação Sino-Brasileira de Indústrias e Comércio Exterior e da Associação da Comunidade Chinesa do Recife - Brasil. Pela primeira vez, todos os alunos e funcionários da OCC e da ABCC reuniram-se em uma comemoração inesquecível, com diversas atividades de recreação e sorteio de prêmios. Você conhecerá também alunos da Orquestra e da Associação que desenvolvem vocações artísticas paralelamente ao aprendizado musical e desportivo. E, nas séries permanentes de matérias que trazemos a cada edição, apresentamos o perfil do compositor recifense Ivanubis; as orquestras do Núcleo do Ipojuca, dentro do espaço para os grupos representativos da OCC; e um artigo sobre Psicologia do Esporte, assinado pela psicóloga daquele núcleo, Manuela Carneiro. Boa leitura!