Revista Criança Cidadã - Matérias

Curtas

Edição 26 - Maio/Agosto 2018

Myrna Targino, presidente da ABCC, voltou a assumir a vice-presidência da Associação de Cônjuges de Magistrados do Estado de Pernambuco (Acmepe), após 10 anos. A cerimônia aconteceu no Fórum Rodolfo Aureliano, na tarde do dia 20/02, e contou com uma apresentação da OCC.
Em visita à sede da OCC, no dia 13/04, o desembargador Adalberto Melo, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, mostrou todo o seu talento ao piano, acompanhado de três alunos de percussão do projeto. Já estamos pensando em convidá-lo para um concerto conosco.
Herlane Franciele (violoncelo) e Raquel Paz (viola), ex-alunas da OCC (fotos abaixo), foram selecionadas para a temporada 2018 do programa Prelúdio, da TV Cultura, único show de calouros de música clássica da televisão brasileira. O vencedor ganhará uma bolsa de estudos de três anos na Academia Franz Liszt, na Hungria. Além delas, outros 46 músicos de todo o Brasil foram escolhidos. Em 2017, o representante da OCC no programa foi o violista e ex-aluno Raul Victor.
Um quarteto de cordas representou a OCC no projeto Outras Palavras, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. A apresentação aconteceu dia 24/04, no Museu do Trem, e teve como plateia jovens do Movimento Pró-Criança e da Fundação Ana Lima.
O convite para a participação da OCC nas festividades do Dia Nacional do Pau-brasil, em 03/05, partiu da Associação Plantas do Nordeste, coordenada pelo engenheiro florestal belga Frans Pareyn, radicado no Recife.
O advogado Guilherme Cavalcanti, instrutor voluntário de xadrez da ABCC, indicou dois substitutos durante seu período de ausência no semestre passado, por motivo de viagem: o advogado Fernando Boudoux e o médico José Ferrer.
Em maio, o psicólogo e escritor Thyeri Bione doou 26 livros para a Biblioteca Criança Cidadã do Núcleo do Ipojuca. Os títulos, bastante lidos pelos alunos, são indicados para crianças e adolescentes.

MAIS NOVATOS
Além dos 60 novos alunos do Núcleo do Coque e 30 no Núcleo do Ipojuca, neste ano a Escola de Formação de Luthier e Archetier, coordenada pelo professor e lutiê Carlos Alberto Gomes Filho, recebeu cinco calouros, que deverão concluir o curso de luteria no segundo semestre de 2020. Já a ABCC Sede admitiu 80 crianças, no último mês de maio.

ARTE ESPIRITUAL
No dia 19/04, a Orquestra Criança Cidadã abrilhantou o almoço beneficente promovido pela Acmepe, em comemoração aos 38 anos de atividades da entidade. O evento visou a arrecadar recursos para a Fazenda da Esperança de Jaboatão dos Guararapes, comunidade terapêutica para dependentes de drogas mantida pela Igreja Católica, e o livro Combate espiritual, do padre Reginaldo Manzotti, foi distribuído a todos os participantes.

XADREZ
A aluna de viola da OCC Ipojuca, Niccoly Silva, destacou-se no Campeonato Brasileiro de Xadrez Blitz 2018, entre 28/04 e 01/05. A enxadrista terminou em 4º lugar no sub-12 e em 12º no Campeonato Brasileiro de Xadrez Clássico, que premiou os quinze melhores. O também aluno da OCC, Matheus Arouxa, viajou na delegação do Ipojuca, através do projeto Xadrez Escolar, da Escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho, de Camela.

PRESENTE MUSICAL
Quintetos do Ipojuca levaram música às escolas municipais de Camela, em alusão ao Dia das Mães. As escolas Jarbas Passarinho e Maria José Ferreira Costa receberam os músicos no dia 11/05; a Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI, no dia 19/05.

PREFEITURA DO IPOJUCA
A Orquestra dos Meninos do Ipojuca continua a atender convites de apresentações das secretarias municipais da cidade. No dia 10/03, a Secretaria Especial de Juventude (Sejuve) contou com a apresentação de 12 alunos na formatura do Curso de Isolamento Térmico, promovido pela pasta, em Nossa Senhora do Ó. Já no dia 09/05, o pedido veio da Secretaria Especial de Educação (Seduc), em que 31 músicos se apresentaram no Fórum Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), no Mar Hotel. Entre os 200 gestores presentes, estavam o secretário estadual Frederico Amancio e o secretário da Educação do Ipojuca, Norberto Júnior.

OBRA DE MARIA
Padre Reginaldo Manzotti, atração especial do aniversário da Acmepe, pôde reencontrar o amigo Gilberto Gomes Barbosa, fundador da comunidade Obra de Maria e presidente da Fraternidade Católica das Comunidades e Associações Carismáticas de Aliança — ambos ladeados na foto por Myrna e João Targino, no dia 19/04.

SECRETARIAS MUNICIPAIS
A parceria com as secretarias municipais do Ipojuca também vem promovendo a realização de eventos internos, no edifício-sede da Orquestra no Ipojuca. No dia 19/04, os alunos participaram de conversa sobre a prevenção às DSTs com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Especial de Saúde. Já no dia 26 do mesmo mês, o Projeto Mulheres Empreendedoras, da Secretaria Especial da Mulher, aplicou questionários e apresentou a proposta às mães dos alunos e a outras participantes da comunidade.

NA ALEMANHA
O coordenador geral da OCC, João Targino, foi convidado pelo governo alemão para o encontro Taking Responsability for Society — Voluntary Work in Germany (Tomando a Responsabilidade para a Sociedade — Trabalho Voluntário na Alemanha), entre os dias 03 e 09/09, em Berlim.

NA ALEMANHA II
O convite partiu da cônsul geral da Alemanha no Recife, Maria Könning-de Siqueira Regueira. Apenas 15 personalidades foram selecionadas para o evento, que promoverá mesas redondas, conferências e visitas a projetos sociais.

UNIVERSO
A Universidade Salgado de Oliveira irá sediar, em novembro, um inédito torneio de artes marciais (judô, taekwondo e caratê) promovido pela ABCC.

JUSSARAL
Iniciaram-se as conversações para a abertura de mais um núcleo da Orquestra Criança Cidadã. Desta vez, no distrito do Jussaral, zona rural do Cabo de Santo Agostinho e terra-natal do arcebispo D. Antônio Fernando Saburido.

MARACATU
O grupo mirim do Maracatu Nação Porto Rico, da comunidade do Bode, no Pina, visitou a sede da OCC no dia 19/07. Coordenados pelo mestre Chacon Viana, as crianças do Porto Rico mostraram diversos toques do maracatu de baque solto. A ação contempla a temática do Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA) em 2018: “Década internacional dos afrodescendentes e Patrimônio Material e Imaterial”. A OCC é a primeira escola de música latino-americana a fazer parte do PEA, e a segunda no mundo.

VISITAS
Ainda dentro da programação temática do PEA, realizamos três visitas no mês de julho: duas ao Teatro de Santa Isabel (24 alunos do Ipojuca e 17 do Coque) e uma ao Paço do Frevo (cerca de 40 do Coque). No Santa Isabel, os visitantes da OCC puderam conhecer um pouco da história do local – considerado um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1949 – através de um teatro-jogo, com a participação do público. Na ação, atores interpretaram personagens importantes que fizeram parte do cenário artístico pernambucano...

TEATRO-JOGO
...Todos os personagens são fantasmas que guiam a plateia numa viagem no tempo, acompanhando momentos marcantes do Santa Isabel, como em 1869, quando o teatro passou por um incêndio e quase foi destruído. No teatro-jogo, os visitantes são divididos em três equipes: uma encarregada de arrecadar fundos para a reconstrução do teatro; outra, de ajudar o arquiteto na restauração; a terceira, de montar um espetáculo para a reinauguração.

ASPAS
“Tive a chance de conhecer o projeto no ano passado e muitas crianças têm vidas transformadas graças a essa iniciativa. É um modelo muito bom de desenvolvimento da população e é algo que a gente precisa até importar para algumas regiões da Itália que necessitam tirar as crianças de situações difíceis” — Gabor de Zagon, cônsul da Itália no Recife.

PALHETAS DUPLAS I
Quatro alunos de oboé do Núcleo do Coque participam do 3º Encontro Nordestino de Palhetas Duplas, de 25 a 27/05, na Escola de Música da UFRN, em Natal (foto): David Stefesson, Rhillary Vitória, Wagner Braga e Suzana Kemely. O encontro aconteceu em plena greve nacional dos caminhoneiros, mas tudo transcorreu sem incidentes na ida e na volta dos jovens oboístas, que seguiram de ônibus.

PALHETAS DUPLAS II
Dia 17/07, toda a turma de oboé da OCC assistiu a uma oficina ministrada por Isaac Duarte, 1º oboé e corne inglês da Orquestra da Tonhalle de Zurique. Isaac é pernambucano, mas vive há quase 30 anos na Suíça, onde consolidou sua carreira musical. O convite partiu da professora Roberta Belo. O oboísta Arthur Ortenblad, que ministrou outras oficinas no Núcleo do Coque, também esteve presente.

PRESTÍGIO NIPÔNICO
O atual cônsul geral do Japão no Recife, Jiro Maruhashi (foto abaixo, ao lado de João Targino), prestigiou o concerto de 12 anos da OCC, no dia 29/07, mantendo os gestos de estima de seu antecessor, Yasuhiro Mitsui. A Orquestra continua benquista no meio consular local.

IN MEMORIAM
No concerto de 12 anos, na Igreja da Madre de Deus, o Adágio para cordas de Samuel Barber foi dedicado ao fundador da ABCC, desembargador Nildo Nery dos Santos. Já o maestro Cussy de Almeida foi lembrado com a execução de sua música Cipó branco de Macaparana.

Confira outras edições