Revista Criança Cidadã - Matérias

ABCC e OCC indicam

Edição 26 - Maio/Agosto 2018

Música de Câmara
Trio Paineiras interpreta compositores de hoje
TRIO PAINEIRAS
A Casa Discos
O CD de estreia do Trio Paineiras reúne obras de cinco nomes atuantes da composição contemporânea brasileira. O grupo é formado por três instrumentistas cariocas: Marina Spoladore (piano), Batista Junior (que alterna clarinete e clarone) e Marco Catto (violino e viola).

Instrumental
Vento Sul
LUIS LEITE
Produção independente
Em seu terceiro álbum autoral, o violonista carioca Luis Leite traz um repertório refinado e plácido, em que cada arranjo apresenta uma instrumentação diferente, mas onde todas as músicas convergem para uma ampla proposta sonora, para se escutar com atenção e contemplação.

MPB Instrumental
A sanfona é meu dom
MARCELO CALDI
Produção independente

O compositor e sanfoneiro Marcelo Caldi condensou um universo de referências em sua linguagem: o piano clássico, a sanfona nordestina, os tangos de Piazzolla, os choros jazzeados de Sivuca e Dominguinhos e outras, sintetizando-as em 14 arranjos ricos e coloridos, com a participação de quase 20 músicos.

Lieder (Canções Eruditas)
Puertas
ADÉLIA ISSA E EDELTON GLOEDEN
Sesc Digital
A soprano Adélia Issa e o violonista Edelton Gloeden, além de casados, são parceiros artísticos de longa data, mas apenas recentemente lançaram o primeiro CD juntos. Puertas reúne canções eruditas em seis idiomas diferentes: português, inglês, espanhol, italiano, alemão e iorubá. Os poemas são de literatos tão diversos quanto Shakespeare, Hilda Hilst, García Lorca, Bocage e Gabriela Mistral, musicados por oito compositores brasileiros e europeus contemporâneos: Stephen Goss, Denis ApIvor, Heimo Erbse, Mario Castelnuovo-Tedesco, Paulo Costa Lima, Eduardo Fernández, Jorge Antunes, Antonio Ribeiro.

Música de Câmara
Harmonitango
HARMONITANGO
A Casa Discos
O trio formado por José Staneck (gaita de boca), Ricardo Santoro (violoncelo) e Sheila Zaugy (piano) regrava raridades e obras consagradas do criador do novo tango, Astor Piazzolla (1912-1992), como Adiós Nonino, La muerte del ángel, Deus Xango e Retrato de Milton, Libertango, Meditango e Violentango.

Confira outras edições