Revista Criança Cidadã - Matérias

OCC Ipojuca em notas (parte 2)

Edição 26 - Maio/Agosto 2018

OCC Ipojuca faz apresentação em exposição fotográfica no Cabo
Empoderamento feminino, nós também vemos na OCC! No dia 17/05, nove musicistas do Ipojuca prestigiaram e tocaram na abertura da exposição fotográfica Todas por uma vida sem violência, organizada pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC), no Shopping Costa Dourada. A exposição, assinada por Bruna Valença, marcou os 34 anos da ONG e ficou em cartaz até 27/05. O encerramento foi prestigiado por outro grupo de cordas da OCC Ipojuca, desta vez com 13 musicistas. Nessa ocasião, a exposição já estava em cartaz na Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Cabo de Santo Agostinho, onde permaneceu de 25/06 a 05/07. Nas imagens, além de fundadoras do Centro, foram retratadas personagens e parceiras na luta pela igualdade de direitos das mulheres. Bruna Valença conheceu o CMC durante uma ação chamada “roda de terapia” e fez uma primeira bateria de fotos com as participantes, complementando posteriormente com novas imagens e selecionando 30 delas para exibição, que teve como objetivo informar para a sociedade o quanto tais mulheres resistem nos diferentes espaços de incidência política e contribuem para o enfrentamento das várias violências de gênero. “Queremos contribuir para que o debate de gênero se fortaleça cada vez mais dentro da universidade”, ressaltou a coordenadora geral do CMC, Nivete Azevedo. O olhar de Bruna Valença é focado em retratar mulheres, por meio de um lado puro, real e transparente. (Com informações da assessoria de imprensa do CMC.).

Estratégias para preservar o Meio Ambiente
Na abertura do evento Meu Município, Meu Ambiente, promovido pela Prefeitura do Ipojuca no Hotel Marupiara, em Porto de Galinhas, no dia 19/06, cerca de 30 músicos da OCC Ipojuca fizeram uma apresentação especial. A exibição trouxe no repertório os hinos do Brasil e de Pernambuco e, ainda, peças regionais, sob a regência da professora Manoela Dias. Na ocasião, além da exposição de estratégias de preservação do Meio Ambiente, foi realizada a cerimônia de posse de membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).

Plantio de pau-brasil no distrito de Camela
Embalados pela temática mensal do Meio Ambiente e em mais uma parceria com a administração municipal, os Meninos do Ipojuca receberam, em 27/06, parte da equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano da Prefeitura do Ipojuca com uma missão. Além da palestra sobre preservação ambiental ministrada pelo servidor Rogério Nascimento, os alunos plantaram, na área externa da unidade, uma muda de pau-brasil -- cujo cuidado tornou-se, desde então, uma responsabilidade compartilhada por toda a equipe da OCC Ipojuca.

Encontro sobre prevenção às drogas
Inserido na temática mensal do “Junho Branco”, que propõe a conscientização do combate às drogas, o Núcleo do Ipojuca planejou uma palestra no dia 29/06, conduzida por Suênia Brandão, assistente social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) do Ipojuca. A profissional mostrou como o processo pode ser rápido da experimentação à dependência. “Trabalhamos de forma preventiva nas escolas do município e também prestamos apoio, encaminhando jovens ipojucanos em situação grave para casas especializadas”, resumiu.

Confira outras edições