Revista Criança Cidadã - Matérias

OCC Ipojuca em notas (parte 1)

Edição 26 - Maio/Agosto 2018

Empatia faz a diferença em nova edição da Páscoa Solidária
Pelo 2º ano consecutivo, a solidariedade foi o destaque no Núcleo do Ipojuca, com a Páscoa Solidária. Com o tema “Mais empatia, por favor”, comunidade e alunos não somaram esforços para o objetivo da campanha: arrecadar alimentos para a população carente de Camela. O resultado superou as doações do ano passado, que beneficiaram 64 famílias do distrito, e chegou ao número de 72 cestas básicas, organizadas com os quase 800 pacotes de alimentos recebidos durante a campanha. O período de arrecadação foi de exato um mês, encerrando no dia 28 de abril e, a partir do dia 04 de maio, os donativos começaram a ser distribuídos no edifício-sede da Orquestra de Camela. Além da arrecadação de alimentos, a gincana também atribuiu aos alunos reflexões sobre o que é empatia e suas formas de manifestação no dia a dia. O trabalho foi orientado pelos professores em geral e pela psicóloga Manuela Carneiro. Eles apresentaram ideias privilegiando o tema para a implantação na sua realidade, melhorando a convivência em comunidade. Juntando as duas fases da gincana, o grupo D da manhã, composto por 12 alunos, foi o vencedor e assistiu ao disputado filme Vingadores – Guerra Infinita, no Shopping Costa Dourada, no dia 07/05, com direito a pipoca e refrigerante. Para alguns, a experiência foi inédita, como para a estudante de violoncelo, Kailhane Silva, 10: “Foi minha primeira vez no cinema, achava que a sala era plana e foi tudo ótimo”. Os músicos vencedores também fizeram um ensaio fotográfico com a Sabino’s Fotografia.

Meninos do Ipojuca levam música ao Jussaral
Cerca de 30 músicos do Núcleo do Ipojuca participaram da Festa de São José, padroeiro do distrito do Cabo de Santo Agostinho, no dia 19/03. Na ocasião, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, natural do Engenho Jussaral, celebrou a missa que antecedeu ao concerto, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. O convite partiu de Gilberto Gomes Barbosa, fundador da Obra de Maria. No Engenho Jussaral, a comunidade católica está presente há três anos, com duas casas de missões e diversos projetos em benefício da comunidade.

OCC Ipojuca em entrega de comenda da Defensoria
Promovida pela Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), a 4ª edição da comenda dada às personalidades que apoiam a causa do órgão reuniu centenas de homenageados e convidados no Teatro de Santa Isabel, no dia 22/03. Na plateia, a presidente da ABCC, Myrna Targino, e o idealizador da OCC, João Targino. No repertório dos Meninos do Ipojuca, os hinos do Brasil e de Pernambuco, além de peças regionais. Nos bastidores, alguns deles aproveitaram para fazer fotos com Santanna, o Cantador, que elogiou a performance de My Way dos jovens músicos.

Mais duas alunas aprovadas no PGM Musical
A vez delas chegou: Alcione Nunes (15) e Geovana Silva (14) estão contando as horas para o embarque do Programa Ganhe o Mundo Musical. O destino é a Espanha e o sonho de conhecer o exterior se junta ao de se aperfeiçoar na música. As alunas do Núcleo do Ipojuca participaram da seleção do programa estadual no Conservatório Pernambucano de Música (CPM), em 16/04. No dia 19, elas comemoraram a aprovação do processo, que envolveu cerca de 130 candidatos de todo o Estado. Pelo terceiro ano seguido, a OCC Ipojuca tem alunos aprovados no PGMM.

Confira outras edições