OCC Coque em notas (parte 2)

Edição 26 - Maio/Agosto 2018

Idealizador da OCC recebe maior comenda do Legislativo recifense
A Orquestra Criança Cidadã apresentou-se na noite do dia 13 de junho, na Câmara Municipal do Recife, durante a entrega da Medalha de Mérito José Mariano ao idealizador e coordenador geral da OCC, João Targino. A medalha foi concedida por proposição da vereadora Aline Mariano (PP-PE) e aprovada por unanimidade pelos 39 integrantes da casa legislativa da capital pernambucana. Antes da entrega, Aline justificou sua escolha afirmando a importância da Orquestra Criança Cidadã para o Estado: “Esse projeto leva Pernambuco para o mundo e esta medalha atesta um trabalho tão importante para as crianças e jovens daqui”. Além de Aline Mariano, participaram da mesa dos trabalhos: o vereador Romerinho Jatobá (PROS-PE); o desembargador Adalberto de Oliveira Melo (presidente do TJPE); o desembargador Manoel Erhardt (presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região); o deputado Tony Gel (PMDB-PE); e o tenente-coronel Márcio Teixeira, do Comando Militar do Nordeste. Durante o discurso de agradecimento, João Targino destacou sua trajetória profissional e se emocionou lembrando dos desafios enfrentados desde o início da carreira. Agradeceu à família pelo suporte e mencionou a esposa Myrna Targino, presidente da Associação Beneficente Criança Cidadã, pela parceria durante sua caminhada: “Agradeço à Myrna, que sempre está comigo nos momentos bons e nas dificuldades; à minha filha, Maria Thereza, minha lindinha, pelos diálogos que não tivemos, devido a meu tempo dedicado à justiça social”.

OCC protagoniza concerto do Dia da Itália, no IRB
No dia 01/06, a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque abrilhantou a 72ª Festa da República Italiana, em cerimônia organizada pelo Consulado da Itália no Recife. A data histórica é celebrada anualmente em 02/06 e exalta a mudança na forma de governo do país europeu, que passou a ser republicano em 1946, após referendo. Sob regência do maestro Márcio Pereira, os instrumentistas da OCC tocaram músicas famosas da Itália e do Brasil, como: Con te partirò, Oboé de Gabriel e Caruso. A festa aconteceu no Instituto Ricardo Brennand (IRB), Zona Oeste da capital.

Concerto armorial em dose dupla na Caixa Cultural
A exposição Armorial: da Pedra do Reino ao Ponteio Acutilado ficou em cartaz na Caixa Cultural Recife entre os dias 12/06 e 05/08. Na abertura e no encerramento da mostra, os Meninos do Coque, sob regência de Nilson Galvão Jr. e Márcio Pereira, respectivamente, executaram obras dos principais compositores do Movimento Armorial, idealizado e capitaneado pelo escritor Ariano Suassuna (1927-2014) nos anos 1970: Sem lei nem rei, de Capiba; Cipó branco de Macaparana, de Cussy de Almeida; A Pedra do Reino, de Jarbas Maciel; Três peças nordestinas, de Clóvis Pereira; e Chegança, de Benny Wolkoff.

CEI confere financiamento para escola de luteria
Nos dias 06 e 07/07, a Conferência Episcopal Italiana (CEI), por meio do Comitê para as Intervenções de Caridade em Favor do Terceiro Mundo, anunciou financiamento de construção ou manutenção a 112 projetos de todos os continentes. No total, serão concedidos mais de 82 milhões de euros. Entre os projetos contemplados, está a expansão da Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã, instalada na sede do projeto e que, futuramente, passará a abrigar 50 alunos, 25 por turno. Mais informações, no próximo número da Revista Criança Cidadã.