ABCC em notas

Edição 26 - Maio/Agosto 2018

Oficina de máscaras movimenta as férias de meio de ano na ABCC
De 17/07 a 02/08, os alunos da sede da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) estiveram imersos no universo das belas-artes graças a uma oficina de confecção de máscaras ministrada pelo artista plástico Raimundo Soares. No primeiro dia da oficina, inaugurada com uma apresentação de passistas de frevo da Companhia Frevartt de Dança, de Olinda, as crianças aprenderam a manusear materiais essenciais para a produção, como argila (utilizada como molde) e papel machê (que é a base da máscara). “Além da argila e do papel picado, utilizamos fibra, gesso e isopor. Por dia, podem ser feitas entre duas e três máscaras, sempre aproveitando material reciclável. É um processo”, explica Soares, que atua há mais de duas décadas no ofício. Ainda de acordo com o artista plástico, a escolha por instruir vários jovens na criação artística é uma forma de prevenir que eles entrem na criminalidade. “Há pouco, perdi dois amigos por causa das drogas. Então, tenho o maior prazer de estar aqui dando aula para essa criançada e evitar que elas sigam uma vida errada”, comenta. Cada peça pode ser vendida a R$ 15. Segundo a presidente da ABCC, Myrna Targino, a expectativa é de expor os trabalhos produzidos pelos alunos até o final do ano. “Nossa intenção é a de fazer uma exposição com as máscaras confeccionadas pelos alunos da oficina e que toda a renda arrecadada com a venda do material seja revertida para as próprias crianças. Assim, esses meninos e meninas poderão ter mais uma opção profissional a seguir”, detalha.

Mutirão de atendimentos oftalmológicos
A ABCC e a Fundação Altino Ventura (FAV) promoveram, em fevereiro, um mutirão de atendimentos oftalmológicos, na sede da Associação. A iniciativa fez parte do Projeto de Prevenção à Cegueira e Reabilitação Visual da FAV, que realiza exames e consultas de forma itinerante. Mais de 100 pessoas acima de 12 anos, entre pais, alunos e funcionários, foram atendidas e passaram por exames de refração, microscopia especular e pressão ocular. No mutirão, os pacientes preencheram um cadastro e se submeteram a uma triagem para verificar a acuidade visual, no consultório móvel.

Acmepe em ação na Festa de Páscoa da ABCC
No final de março, mais de 100 crianças da ABCC Sede e da Orquestra Criança Cidadã receberam ovos de chocolate doados pela Associação dos Cônjuges de Magistrados do Estado de Pernambuco (Acmepe). A Festa de Páscoa contou com a participação do padre Moacir Carreiro; do coordenador geral da OCC, João Targino; do presidente do TJPE, Adalberto Melo; do fundador da Comunidade Católica Obra de Maria, Gilberto Barbosa; e da presidente da Acmepe, a advogada Júlia Mota. Todos foram recepcionados pela presidente da ABCC e vice-presidente da Acmepe, Myrna Targino.

Presidente da FPAK em visita à Associação
O presidente da Federação Pernambucana das Associações de Karate (FPAK), Ivomar Young, visitou a sede da ABCC, no bairro do Cordeiro, no dia 13/06. Ele foi recepcionado pelo professor de caratê do projeto, José Lessa Júnior, e repassou fundamentos do esporte a alunos da ABCC. Além disso, o mandatário da FPAK destacou a presença da modalidade no programa olímpico a partir de 2020, quando os Jogos Olímpicos serão realizados em Tóquio, no Japão. Segundo o gestor, há 50 clubes filiados, incluindo a ABCC, e mais de 2.000 atletas inscritos na Federação.