Revista Criança Cidadã - Matérias

Curtas

Edição 24 - Setembro/Dezembro 2017

- Na tarde do dia 23/11, Dr. João Targino e maestro Nilson recepcionaram o cônsul da Itália no Recife, Gabor de Zagon, e sua esposa, a carioca Iohanna Weiss.

- A cônsul geral da Alemanha no Recife, Maria Könning de Siqueira Regueira, realizou uma doação de cordas para violinos da OCC. Já a construtora Vale do Ave destinou 20 mil reais para aquisição de instrumentos. As ações beneficentes aconteceram em dezembro.

- A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) voltou a patrocinar a Orquestra, muito apreciada entre os funcionários da instituição.

- Buega Gadelha, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, foi quem sugeriu convidar a Orquestra Criança Cidadã para a inauguração do Museu Digital de Campina Grande, dia 07 de novembro (foto) .

- O sucesso da OCC no evento foi tão grande que os Meninos do Coque voltaram à Rainha da Borborema no dia 20 de dezembro para mais duas apresentações a convite da Fiep e do Sesi PB.

- O maestro Nilson Galvão e um quinteto de cordas da OCC foram os convidados do Papo Médico de 14 de dezembro, promovido pelo Hospital Santa Joana na Livraria Cultura do RioMar Shopping. O evento contou também com uma minipalestra muito aplaudida do psicólogo Luiz Schettini Filho, sobre relação entre pais e filhos.

- Entre alguns parceiros de comunicação e mobilização da Orquestra em 2017 estão: Carolina e James Rosenstein; Marcelo Sávio e Ribamar Souza; Everaldo Apolinário; Aprígio Andrade e Paula Serpa; Andrea Cantarelli e Karla Paes; Sandra Sonoda e Ivison Cordeiro; Aureci Chaves e Mariana Arcuri.

- COMBUSTÍVEL: A rede Dislub Equador homenageou a OCC e Dr. João Targino em sua última convenção nacional, dia 08 de dezembro, realizada no Enotel, em Porto de Galinhas. Na ocasião, o presidente do grupo de distribuição de combustíveis, Humberto Carrillo, entregou um cheque simbólico no valor de 150 mil reais, referente ao aporte direcionado à Orquestra em 2017.

- NOVOS ALUNOS: Não foi apenas o Núcleo do Coque que abriu inscrições para novos alunos em 2018. Além dos 60 estudantes que começarão a estudar em fevereiro na sede da Orquestra Criança Cidadã, o Núcleo do Ipojuca irá recepcionar outros 21 calouros no distrito de Camela.

- MUDANÇA DE VIDA: Por falar em Ipojuca, a OCC Ipojuca foi a principal estrela da abertura do Natal promovida pela prefeitura do município, dia 14 de dezembro. Além do vídeo especial gravado para as festividades natalinas, os alunos Denise Brito e Alysson Santos tiveram a chance de contar sobre a mudança de vida após a chegada do projeto à cidade, em 2014.

- CANTATAS: Ainda sobre o Natal, a cantata de Natal da OCC em 2017 foi apresentada no Cais do Sertão, em parceria com a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur); na Caixa Cultural Recife e nas unidades do Colégio Motivo em Casa Forte e Boa Viagem. A cantata montou oito cenas do musical Celebrando Jesus, com música de Ana Luiza de Geus e letra de Ismael Scheffler, e envolveu 60 alunos entre 10 a 13 anos no coral, além de quatro cantores solistas e o Núcleo Popular da OCC.

- CIRCULAÇÃO: Emendando com a Empetur, o projeto Som Cidadão, idealizado pela Gerência de Projetos Especiais da entidade, só recebeu elogios dos municípios visitados pela Orquestra. Em 2018, a expectativa é que a OCC visite mais cidades pernambucanas em novas ações com o Governo do Estado. A Prefeitura do Recife também avaliou positivamente nossa participação em eventos turísticos durante o ano de 2018.

- DEBUTE: Os Meninos de Igarassu finalmente fizeram sua primeira apresentação externa, no dia 16 de dezembro. Foi durante o I Festival Infantil de Natal, na praça Noel Rodrigues, bairro de San Martin. A professora Basemate Neves coordenou o coral de 30 crianças residentes na comunidade de Chã de Cruz, localizada entre Paudalho e Abreu e Lima, e que estudam no núcleo mais novo da OCC. O mininúcleo fica dentro do complexo das usinas Pau Ferro I e Termomanaus, na zona rural de Igarassu, que são geridas pela EBrasil Epesa, do grupo EBrasil Energia.

- CRESPOS E CACHEADOS: Idealizado por Ronald Santos, violinista e roadie da OCC, o projeto Crespografia virou matéria no Fantástico, a ser apresentada por Mônica Silveira no início de 2018. O Crespografia nasceu como um contínuo ensaio fotográfico com o objetivo de conscientizar sobre a autoestima de jovens negros, por meio da valorização de penteados crespos e cacheados.

- FUTEBOL AMERICANO: Foi o maior sucesso na TV e no Facebook a participação da Orquestra Criança Cidadã na ESPN Brasil tocando o tema do Monday Night Football, no dia 29 de dezembro. A vinheta Heavy action, composta por Johnny Pearson, é marca registrada da emissora nas transmissões dos jogos de futebol americano nas noites de segunda-feira. Os uniformes usados pela Orquestra Jovem (foto) foram cedidos pela equipe do Recife Mariners.

- JUDOCAS DA ABCC: No dia 06 de dezembro, os irmãos judocas Tamires e Natanael Augusto foram homenageados pela Federação Pernambucana de Judô, no Marante Plaza Hotel, em Boa Viagem. Tamires e Natanael, destaques do judô da ABCC em 2017, foram acompanhados pelo professor Anderson Felipe.

- NOVAS DIRETRIZES: Myrna Targino, presidente da Associação Beneficente Criança Cidadã, recepcionou pais e responsáveis de alunos da instituição para um café da manhã especial no dia 11 de dezembro. Aldir Teodózio, coordenador pedagógico do Núcleo do Coque da OCC, explicou que as disciplinas de Música, Informática, Teatro e Línguas saem da grade curricular da sede da ABCC -- os alunos de Música, em especial, vão ser absorvidos pela Orquestra.

- ARTES MARCIAIS: Marco Melo, diretor de esportes da ABCC, ao lado de Ricardo Rocha Souto, apresentou o novo enfoque esportivo da Associação aos convidados. A partir de fevereiro de 2018, a sede da ABCC se concentrará nas aulas de judô, caratê, taekwondo, reforço escolar direcionado (Português e Matemática) e xadrez, e também firmará parcerias para atendimento médico e social e para inserir alunos maiores de 15 anos no mercado de trabalho por meio de estágio.

- BANCOS DE ALIMENTOS: Alunos da OCC e da ABCC receberam cestas de Natal destinadas pelo Banco de Alimentos da Central de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa), gerido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

- CAPELA DOURADA: Geraldo Alain, Ministro da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, gentilmente concedeu permissão para a gravação do clipe de final de ano da OCC, no belo templo.

- DOCUMENTÁRIO NOS EUA: O cineasta Ward Serrill, da Woody Creek Pictures, incluiu a OCC nas filmagens de um documentário sobre arcos de instrumentos de cordas. O filme deve sair até o final de 2018. A indicação da Orquestra foi feita por Yung Chin, da International Initiative for Pernambuco Preservation, ONG que atua na preservação do pau-brasil.

- PORTUGAL: Professora Manoela Dias, do Núcleo do Ipojuca, passou as férias em Portugal, fazendo a ponte entre a OCC e o Polo Vialonga da Orquestra Geração.

Confira outras edições