Garotada apoia Campanha Clarear

Edição 03 - Agosto/Setembro 2010

Projeto de arrecadação de fundos através da conta da energia está em expansão

Contribuir para o sucesso dos projetos de inclusão social da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) está cada vez mais fácil. A Campanha Clarear, que consiste na contribuição no valor de R$ 0,98 na conta de energia da Celpe, está sendo aderida pelas instituições de ensino do Recife. O lançamento aconteceu na quadra do Colégio Motivo, no dia 12 de agosto.

Durante a abertura do evento, crianças e adolescentes lotaram a quadra de esportes do Motivo para viverem um momento atípico: ver meninos da mesma idade – e vindos de uma comunidade carente – tocar música clássica. “Achei muito bonita a apresentação. É legal existir essa oportunidade para os jovens do Coque”, disse o pré-vestibulando Pedro Travassos sobre a Orquestra Criança Cidadã.

O lançamento contou com a demonstração do vídeo institucional da Orquestra e com a presença do desembargador Nildo Nery e da equipe da ABCC, além de representantes do Movimento Pró-Criança. “Há três pilares que fazem da Orquestra Criança Cidadã um projeto de sucesso: a credibilidade de quem está organizando, o cuidado com a educação dos jovens e a oportunidade de uma carreira profissional”, comentou o empresário Eduardo Belo.

O colégio entregará, aos estudantes, a circular de adesão à campanha. O representante de cada sala ficará responsável pelo recolhimento dos papéis. “Muita gente deixa de ajudar projetos sociais porque não encontra uma forma. Desse jeito, ficou muito simples”, afirmou o estudante do 3º ano do Ensino Médio Rodrigo França.

Outras instituições de ensino também estão abraçando a Campanha Clarear. O Colégio de São José recebeu a equipe da ABCC um dia depois. Voluntários da Associação apresentaram o documentário da Orquestra e falaram um pouco sobre como ser solidário cooperando com apenas R$ 0,98. “Nós somos uma colégio católico. Está dentro da nossa proposta a formação humanitária do estudante. Com a Campanha, vamos por em prática o nosso trabalho, preparando o aluno para ser um cidadão consciente”, disse a coordenadora do São José, Suely Amorim.

Após aprenderem um pouco sobre a realidade dos meninos do Coque, os alunos do Colégio de São José estão mais engajados em ajudar os projetos sociais da ABCC, através da Campanha Clarear. “Fiquei muito emocionada vendo o documentário da Orquestra. Fiz música também e sei como é difícil. Tive que parar de tocar instrumentos por causa da minha coluna”, disse a aluna Diana Flávia de Paiva, que canta e já estudou violão, piano e violino.

SAIBA MAIS SOBRE O CLAREAR

A Campanha Clarear é um projeto que visa à arrecadação de fundos para auxiliar na inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco. Ao todo, são cerca de 160 mil crianças beneficiadas através das ações de quatro entidades: Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), Movimento Pró-Criança, Pastoral da Criança e Organização do Auxílio Fraterno (OAF). Quem ajuda a ABCC contribui com os dois projetos principais da Associação: a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque e o Espaço Criança Cidadã Dom Helder Camara, que fica no Parque do Caiara, no Cordeiro.

Através da Campanha, é possível ajudar essas organizações, exercitando a cidadania e a solidariedade. A contribuição é feita através da conta de energia. Cadastrando-se, o usuário permite a subtração de R$0,98 pela Celpe, quantia que será revertida para o auxílio de crianças e jovens carentes.

COMO CONTRIBUIR

Para se cadastrar na Campanha Clarear, basta acessar o site da ABCC (www.associacaocriancacidada.org.br) e clicar no banner “Participe da Campanha Clarear”. Depois, é só digitar o nome do titular da conta de energia e o número do contrato, que também aparece na fatura. Um funcionário da ABCC se encarregará de ligar para o titular para confirmar o cadastro.