Revista Criança Cidadã - Matérias

Professores OCC (parte 2)

Edição 24 - Setembro/Dezembro 2017

- Shirley Vieira

No Núcleo do Ipojuca, duas professoras se encarregam do ensino do violino aos 48 alunos da modalidade. Shirley Vieira, 27, é uma delas e relembra sua história até o lecionado. A primeira dos Vieira a entrar para o universo musical, à época por influência do cunhado Manassés Bispo (hoje também professor da OCC, no Núcleo do Coque), Shirley logo tomou gosto pela música. “Iniciei nas aulas teóricas com meu cunhado, depois comecei a tocar o violino na igreja e entrei para o Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife”, lembra.

Em 2007, passou a estudar no Conservatório Pernambucano de Música (CPM), onde tomou aulas com o então estagiário Márcio Pereira. Dois anos depois, Shirley entrou na turma do professor Ademar Rocha (tanto Ademar quanto Márcio, hoje, são seus colegas de trabalho no Núcleo do Ipojuca) e também teve no docente a inspiração para seguir na carreira musical: “Hoje, com a turma, adotamos o que ele usava conosco, o fato de um assistir à aula do outro, o que ajuda muito no aprendizado”.

Inclusive, a iniciação musical dos alunos rende memórias bem-humoradas para Shirley. “Particularmente, gosto bastante de fazer a iniciação do novo aluno e, aqui (no Ipojuca), foi divertido pois, como eles começaram em grande número, então um ficava ajudando o outro“, acrescenta. A formação no curso técnico se deu em 2012 e a Licenciatura em Música, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi de 2011 a 2015, onde se aproximou ainda mais da docência. Shirley destaca também a participação, em 2016, no Curso de Formação na Filosofia Suzuki, na Universidade Mayor, no Chile.

Em três anos no Ipojuca, a primeira apresentação do grupo, em 2014, foi a mais marcante para a docente: “Foram apenas três meses e eles já estavam tocando; um trabalho não só da gente, mas principalmente deles”. Aliás, como professora, defende entre os alunos a importância da disciplina em qualquer foco que tenham na vida, seja na música ou não. (TF)

Confira outras edições