I Concurso de Jovens Solistas da OCC define vencedores

Edição 24 - Setembro/Dezembro 2017

Competição recebeu dez finalistas de três regiões do país e concedeu um total de R$ 9.500,00 em prêmios nas duas categorias disputadas por violinistas de até 21 anos de idade

- Carlos Eduardo Amaral

No dia 30 de novembro, aconteceram as provas da etapa final do I Concurso de Jovens Solistas da Orquestra Criança Cidadã, que homenageou o maestro, compositor e arranjador pernambucano Clóvis Pereira. O concurso, que contou com patrocínio exclusivo da Caixa Econômica Federal, abriu inscrições entre 26 de julho e 20 de outubro de 2017 e selecionou 10 candidatos de sete estados do país (RS, ES, SP, MG, RN, BA e PE) para a etapa final.

As provas tiveram lugar a portas fechadas, no auditório da sede do projeto, e avaliaram quatro finalistas da categoria A, até 15 anos de idade, e seis da categoria B, entre 16 e 21 anos. A banca examinadora foi composta pelo maestro Nilson Galvão Jr., diretor musical da OCC, e pelos professores Susan Hagar Moura (PE), Leonardo Martinelli (SP), Yerko Tabilo (PB) e Ademar Rocha (PE/SP). O maestro Clóvis Pereira escolheu o melhor intérprete de seu Concertino para violino e cordas em lá maior, peça de confronto da categoria B.

No dia 1° de dezembro à tarde, aconteceu a entrega de certificados aos três primeiros colocados de cada categoria e à melhor intérprete do Concertino, Karolayne Cavalcante, que também conquistou a categoria B. A cerimônia, que teve a participação de Raquel Gomes e Elton Rodrigues, representantes da Caixa Econômica Federal, e do coordenador geral da OCC, João Targino, constou ainda de um breve concerto para estreia do novo uniforme de gala da Orquestra, no qual um conjunto de cordas executou Prinspo alumioso, de Clóvis Pereira.

O concerto dos vencedores propriamente dito se dará no primeiro semestre de 2018, pois a agenda de compromissos dos músicos no final de 2017, dentro e fora da Orquestra, impossibilitou a realização do ensaio das peças de confronto do certame a tempo.

A promoção de um concurso de jovens solistas de caráter nacional, por sua vez, permitiu a circulação do nome da Orquestra Criança Cidadã entre estudantes e conservatórios de música do país inteiro, gerando, paralelamente, uma demanda para que o concurso se expanda e abranja solistas de outros instrumentos nas próximas edições.

A evolução da qualificação musical tem provocado a formação cada vez mais crescente de grupos musicais (entre orquestras e grupos de câmara), que fomentam a formação de público para a música clássica. Apostando nesse cenário, a OCC entra no circuito dos poucos eventos do gênero em nível nacional a conceder premiação em dinheiro, estimulando a participação generalizada de jovens músicos do crescente cenário artístico da música clássica nacional.

Os agraciados no I Concurso de Jovens Solistas da OCC foram os seguintes:

CATEGORIA A

Primeiro lugar (R$ 1.500,00): empate entre Richard Mickael (RS) e Luhan Lucena (PE)
Segundo lugar (R$ 1.000,00): Eurico Neto (PE)
Terceiro lugar (R$ 500,00): Lucas Rodrigues (ES)

CATEGORIA B

Primeiro lugar (R$ 2.500,00): Karolayne Cavalcante (PE)
Segundo lugar (R$ 2.000,00): Uiler Moreira (BA)
Terceiro lugar (R$ 1.500,00): Eduardo Silva (PE)

PRÊMIO ESPECIAL

Melhor intérprete do Concertino para violino e cordas em lá maior de Clóvis Pereira (R$ 500,00 reais): Karolayne Cavalcante