OCC em notas (parte 4)

Edição 24 - Setembro/Dezembro 2017

- OCC Ipojuca grava vídeo para a Semana Municipal da Música

Um quinteto de cordas da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Ipojuca participou de uma filmagem comemorativa para a Semana Municipal da Música, lembrada entre os dias 16 e 22 de novembro. Conduzido pelo maestro Márcio Pereira, o grupo representativo, formado por Paloma Santana (violino), Rita de Cássia Silva (violino), Douglas Bezerra (viola), Jedson dos Santos (violoncelo) e Denise Brito (contrabaixo), interpretou a Pequena serenata noturna, de Mozart. No primeiro dia de gravações, o quinteto fez a gravação de áudio da música selecionada no Núcleo da Orquestra, no distrito de Camela. O secretário especial de Comunicação e Imprensa do Ipojuca, Puran Medeiros, acompanhou de perto o processo e ressaltou a finalidade do evento. “Levamos a música clássica para toda a população do Ipojuca e ao mesmo tempo valorizamos a nossa Orquestra, que tem um papel fundamental em trazer a cultura, a música para as crianças de Camela. A partir do projeto, elas podem ter uma iniciação musical, se desenvolver como músicos e até construir uma carreira. A Orquestra Criança Cidadã tem um papel fundamental nisso também por todo o aparato que oferece”, destacou o secretário. No segundo dia, o grupo foi levado a pontos turísticos famosos da cidade, que serviram de cenário para o vídeo: o Pontal de Maracaípe, a Praia de Muro Alto, a Praça Capitão Antônio de Braz Pereira (Nossa Senhora do Ó), a Rua de Santo Antônio (Camela), o Convento de Santo Cristo (Ipojuca Sede) e a Praça das Esculturas (em Porto de Galinhas).

- OCC Ipojuca leva música clássica a festival literário

A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Ipojuca participou, em 29/10, do encerramento do I Festival do Livro do Litoral Sul, no Clube Municipal do Ipojuca. Ao longo do dia, os presentes conferiram palestras de nomes do jornalismo brasileiro, como Francisco José e Laura Müller. Realizado pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), o festival teve apoio da Secretaria Municipal de Educação e recebeu 60 estandes de editoras de livros, movimentando cerca de R$ 2 milhões.

- Dia das crianças especial na Villa Trinidade

Repetindo o mimo do ano passado, Joanna Dark e Johann Schwarz, proprietários da Villa Trinidade, no município da Barra de Sirinhaém, presentearam os Meninos e Meninas da Orquestra Criança Cidadã do Ipojuca com um dia livre na casa de eventos, em 28 de outubro. O passeio foi alusivo ao Dia das Crianças e os alunos puderam participar de jogos, brincadeiras e ainda levaram pra casa uma sacolinha com guloseimas. Para agradecer à cortesia, um quinteto fez uma apresentação para o casal de anfitriões.

- Projeto de Libras em parceria com a OCC Ipojuca

Em 2018, as escolas municipais do Ipojuca preveem o uso da língua brasileira de sinais e da música clássica em aulas para alunos surdos. Os Meninos do Ipojuca são parceiros no projeto e desenvolverão a metodologia em atividades didáticas específicas. A iniciativa, idealizada pelas pedagogas Kelly Souza Leão, da OCC, e Charlene Lima, da rede municipal, ficou entre as dez finalistas do Desafio Município Inovador, promovido pela Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
- OCC Ipojuca grava vídeo para a Semana Municipal da Música

- OCC Ipojuca leva música clássica a festival literário