Revista Criança Cidadã - Matérias

OCC em notas (parte 3)

Edição 24 - Setembro/Dezembro 2017


- Meninos do Ipojuca agradam público na abertura da Flipo 2017

Já enraizada no calendário cultural de eventos do município, a Festa Literária Internacional do Ipojuca (Flipo) estreou a programação de 2017 com a participação musical da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Ipojuca, na noite do dia 21/10, em Porto de Galinhas. Nesta edição, o encontro literário homenageou Raimundo Carrero e teve como tema “O popular e o erudito na formação cultural do Brasil”. Não poderia estar mais relacionado com o que os jovens instrumentistas vivenciam, dia a dia, no projeto, como disse a professora de violino e maestrina da noite, Manoela Dias: “Privilegiamos a apresentação de peças regionais, até mesmo pelo lugar em que a Feira é sediada, então com instrumentos eruditos, trouxemos a mescla do clássico e do popular”. Entre as peças executadas pelos cerca de 30 músicos convocados, estavam o Trepak, do balé O quebra-nozes, de Tchaikovsky, e Asa branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Na solenidade de abertura, estiveram presentes os secretários municipais de Cultura, Mário Pilar, e da Mulher, Bianca Lacerda, representando o governo municipal. Além deles, Alexandre Santos, presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE) e coordenador geral da Flipo 2017, também fez as honras do evento e agradeceu pela participação da Orquestra. “Trouxe um simbolismo muito especial, pois acreditamos que a cultura e a arte podem transformar a sociedade; quando a gente vê isso brotando de um público tão jovem e talentoso, começamos a ter mais esperança no futuro”, colocou o escritor.

- OCC participa da Festa de São Miguel

A festa em homenagem ao padroeiro da cidade do Ipojuca, São Miguel Arcanjo, contou com a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Ipojuca entre as atrações de abertura, no dia 21 de outubro. No evento realizado em Ipojuca-sede, sob a condução do maestro Márcio Pereira, 34 músicos do Núcleo executaram peças clássicas e regionais, a exemplo da Ária da corda sol, de Bach. Na programação da festa do padroeiro, também se apresentaram as bandas Limão com Mel, Samyra Show e Jonas Esticado, entre outras. As festividades de São Miguel Arcanjo seguiram até o dia 29.

- Psicologia fala sobre como lidar com emoções

A psicóloga Manuela Carneiro, da equipe da OCC Ipojuca, reuniu pais e alunos para uma roda de conversa sobre as emoções de seus filhos, no dia 28/09. Em 21/09, foi a vez de pais, responsáveis e convidados da comunidade entrarem para a conversa conduzida por Charlyston Noronha, psicólogo convidado que atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Ipojuca. Ainda em função da campanha Setembro Amarelo, a conscientização foi complementada no dia 22/09, com o balanço da ação entre alunos e Manuela. O Outubro Rosa e o Novembro Azul também foram lembrados no núcleo.

- Aluno da OCC embarca em programa de intercâmbio

O contrabaixista Vinicius dos Santos, do Núcleo do Ipojuca, embarcou rumo a Corner Brook, no Canadá, para um intercâmbio através do Programa Ganhe o Mundo Musical, dia 05/09. A seleção para o programa estadual de intercâmbio contou com inscritos de todas as regiões de Pernambuco e aprovou 10 candidatos. Em 2016, foi a vez do também contrabaixista Marvson Arouxa fazer o intercâmbio pelo PGMM. Com a OCC, os candidatos tiveram o suporte desde a inscrição pela internet até o dia da prova teórica e audição, em 17/08, realizadas no Conservatório Pernambucano de Música (CPM).

Confira outras edições