Revista Criança Cidadã - Matérias

OCC em notas (parte 1)

Edição 24 - Setembro/Dezembro 2017

- Núcleo do Coque lança projeto “Piano de leitura”

O Núcleo do Coque inaugurou uma biblioteca pouco usual no dia 14 de setembro. A iniciativa, intitulada Piano de Leitura, deu novo significado a um piano quebrado, que passou a servir de estante para livros. A ideia partiu do coordenador pedagógico do Núcleo do Coque, Aldir Teodózio, que se inspirou numa ação semelhante, chamada Geladeira de Livros, realizada por escolas públicas de diversos Estados do país, estimulando nos estudantes o gosto pela leitura. “Fizemos a aquisição de alguns livros e percebi que eles não tinham uma rotatividade (entre os alunos). Foi quando vi que tínhamos alguns pianos que não estavam servindo mais. Pensando na ideia de reutilização, imaginei em transformar um deles em uma estante, mas com significado, uma estante de leitura”, detalha. No acervo diversificado, há quase 200 exemplares, com vários deles voltados à literatura infantojuvenil. Os alunos da Orquestra podem passar até 15 dias com o livro em casa e têm a possibilidade de renovar o empréstimo. “Os alunos têm autonomia para pegar os livros. Eles fazem a escolha, preenchem o cartão e, se precisarem renovar, podem prorrogar o empréstimo”, informa. Ainda segundo Aldir, a preparação do piano durou quase dois meses e foi feita pelo aluno da escola de luteria Matheus Soares. Para que a ação saísse do papel, a Editora Bagaço e a Fundação Joaquim Nabuco contribuíram com a doação de livros, mas o projeto Piano de Leitura estará sempre aberto a doações, basta entrar em contato pelo e-mail orquestracriancacidada@gmail.com.

- OCC participa de entrega de medalhas

Um quinteto de cordas da OCC, formado por Yuri Tavares (1º violino), Henrique Ferreira (2º violino), Plínio Gladstone (viola), Davi Christian (violoncelo) e Maria Eduarda Silva (contrabaixo) apresentou-se no dia 2 de agosto, na entrega da Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, no bairro do Derby. Três músicas do repertório popular foram executadas: Carinhoso, Mourão e Aquarela do Brasil. Além da Medalha distribuída em três categorias (ouro, prata e bronze), também foi entregue a homenagem de Honra ao Mérito do servidor do TRE-PE.

- MPT/PE destina doação de multas à OCC

No mês de junho, o Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT/PE) destinou uma doação de multas à Orquestra Criança Cidadã, que foi aplicada na compra de equipamentos de informática, materiais para a luteria e acessórios para instrumentos musicais, e na manutenção e consertos de instrumentos e instalação de novas câmeras de segurança na sede do projeto. A verba concedida veio da arrecadação de multas aplicadas pelo MPT/PE a empresas que não cumprem a legislação trabalhista. Os valores arrecadados devem ter por destino projetos sociais de referência, como a OCC.

- OCC abre aniversário da Obra de Maria

Na tarde do primeiro domingo de outubro (1º), a Orquestra Criança Cidadã abriu o show do 27° aniversário da Comunidade Obra de Maria, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O público católico, estimado em mais de 25 mil pessoas, conferiu em seguida as apresentações dos padres Marcelo Rossi, que não fazia show no Recife há 15 anos, Antônio Maria e Reginaldo Manzotti. Na manhã seguinte, a Orquestra apresentou-se junto com o Coral do Tribunal de Justiça de Pernambuco para o padre Marcelo Rossi, em visita especial do clérigo ao Palácio da Justiça.

Confira outras edições