Revista Criança Cidadã - Matérias

Alunos OCC

Edição 23 - Maio/Agosto 2017

Luanderson Ferreira.

“Quero ganhar o mundo através da música”, essa frase que pode ser ouvida nos corredores de qualquer núcleo da Orquestra (no Coque, em Igarassu ou em Camela), foi falada por Luandersom Ferreira, 16, para o empresário norte-americano, Daniel Matheson, em março de 2016, durante a Destination Brazil Travel Mart, quando os Meninos do Ipojuca abriram a feira internacional de turismo, no balneário de Porto de Galinhas. O imediatismo na frase do violinista, que não se intimidou com a barreira do idioma ao falar com o estrangeiro, já revelava que o jovem músico tem como constante a vontade de ser e conquistar sempre mais. No final de 2016, Luandersom lembra que ao ver a evolução dos seus colegas de naipe, sentiu a necessidade de melhorar ainda mais no violino. Estar na primeira estante já seria perfeito para ele. Com a volta às aulas, em 2017, e os exames que reposicionaram os instrumentistas de acordo com a desenvoltura apresentada, veio o resultado: tornou-se spalla da Orquestra A do Ipojuca, que é formada pelos 50 alunos mais experientes do núcleo. “Para mim foi uma surpresa, mesmo tendo me empenhado bastante nos estudos durante as férias. Sinto-me gratificado por ouvir que o maestro pode confiar em mim”, comemora. Liderar os colegas, entre eles, os dois últimos na função – Herllon Cleydeman e Ivo Gomes – é encarado por Luandersom como um desafio: “É um peso muito grande, mas no cotidiano aprendemos muito uns com os outros, então eu tenho de me esforçar ainda mais para cumprir essa responsabilidade”. Para o futuro, o violinista pensa em fazer a graduação em Música e ingressar numa orquestra sinfônica profissional. Além disso, almeja lecionar e compor. “Minha meta é dar aulas, pois repassar o que adquirimos e saber que o aluno está crescendo com a nossa ajuda é gratificante“, elucida. O mundo deve ficar pequeno para todos os planos de Luandersom, que já mostrou que a dedicação é a base do seu sucesso na música. (TF)

Confira outras edições