I Jornada de Audições une alunos da Orquestra e de toda ABCC

Edição 23 - Maio/Agosto 2017

A 1ª Jornada de Audições da Orquestra Criança Cidadã buscou integrar os três núcleos do projeto – Coque, Igarassu e Ipojuca – entre os dias 02 e 29 de junho. Ao todo, oito encontros foram realizados no período, proporcionando aos alunos uma interação através da música. O coordenador pedagógico do Núcleo do Coque, Aldir Teodózio, foi o idealizador da iniciativa e destacou a importância do evento. “Sempre tivemos essa vontade de integrar os projetos, mas ainda não tinha dado certo. Agora deu e o balanço é positivo, mesmo com o pouco tempo que tivemos para pensar”, relatou. Em 29 de junho, houve um grande evento de encerramento no Sesc Santo Amaro, que também contou com a participação de alunos do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã (ECECC). Cerca de 300 jovens de vários grupos representativos se apresentaram na cerimônia: o Grupo de Sopros; os alunos do ECECC; o Grupo Sonoru’s; as Orquestras Infantil, Infantojuvenil e Jovem (a principal orquestra do projeto) do Coque; as Orquestras A e B do Ipojuca, além dos alunos do Núcleo de Igarassu. Ao final, todos os grupos se reuniram, pela primeira vez na história da ABCC, e interpretaram dois grandes sucessos de Luiz Gonzaga, Sabiá e Asa branca, sob regência do maestro Nilson Galvão Jr. e com participação de grande parte dos professores de música da OCC e do ECECC. A expectativa para o próximo ano é repetir o sucesso da jornada, que mostrou o progresso musical e didático de todos os grupos envolvidos, e promoveu o entrosamento entre todos eles.

OCC reúne doações em concerto oficial.

Com uma plateia numerosa, que atendeu à convocação para doações aos desabrigados das enchentes em Pernambuco, a Orquestra Criança Cidadã realizou seu segundo concerto oficial da temporada 2017, na Igreja Evangélica Batista em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, dia 3 de junho. O repertório foi formado essencialmente por obras do período Clássico, com composições de Haydn e Mozart. Os alimentos arrecadados foram encaminhados pela OCC à EBrasil Energia, um dos patrocinadores do projeto, que os levou aos lugares afetados pelas enchentes na Mata Sul do Estado.

OCC em defesa dos direitos da cidadania na FG.

Um quinteto de cordas da Orquestra Criança Cidadã se apresentou, em 7 de junho, na entrega, promovida pelo Instituto Maria da Penha, dos certificados dos defensores e defensoras dos Direitos da Cidadania, na Faculdade dos Guararapes, em Jaboatão. Quarenta e oito pessoas se formaram no curso gratuito, que teve carga horária de 180h e durou seis meses. O objetivo da capacitação foi o de ajudar e instruir as pessoas a acessarem a Justiça. Na solenidade, que contou com a presença da própria Maria da Penha, os músicos da OCC executaram o Hino Nacional Brasileiro, Por una cabeza e Asa branca.

OCC fortalece parceria com a Unesco.

Em 16 de junho, a sede do projeto, no Coque, foi o local da cerimônia de descerramento da placa que indica a Orquestra Criança Cidadã como integrante do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco. O coordenador geral e idealizador da Orquestra, João Targino; a coordenadora do PEA em Pernambuco, Giovanna de Melo; e o coordenador pedagógico da OCC, Aldir Teodózio, participaram da solenidade. A ação serviu para fortalecer a parceria instituída com a Unesco em 2015 e, este ano, tem como foco das atividades extradidáticas, que incluirão ações de campo, o turismo sustentável.