Revista Criança Cidadã - Matérias

Notas

Edição 23 - Maio/Agosto 2017

Embaixadora dos Emirados Árabes visita sede da OCC.

A embaixadora dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Hafsa Al Ulama, visitou a sede da Orquestra Criança Cidadã, no Coque, no dia 2 de maio. Na ocasião, a diplomata foi recebida pelo idealizador e coordenador geral da OCC, o juiz João Targino; pela coordenadora financeira do projeto e atual presidente da ABCC, Myrna Targino, e pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo. Durante a visita, a embaixadora foi presenteada com alguns DVDs e revistas institucionais da Orquestra.

Além disso, jovens músicos da OCC se apresentaram para a diplomata, sob a regência do diretor artístico do projeto, o maestro Nilson Galvão Junior. Hafsa Al Ulama guardou uma impressão muito positiva da Orquestra: “Ouvir essas crianças é tão forte. É muito bom sentir o valor desses meninos. Olho adiante e os vejo tocando no meu país.

Certamente vamos tentar fazer com que isso aconteça”. O coordenador geral do projeto, João Targino, confia no surgimento de uma parceria entre os Emirados e a OCC. “Vejo essa possibilidade como algo muito engrandecedor à Orquestra, na medida em que a Embaixada está disposta a investir no Brasil e espero que o nosso projeto possa ser um dos escolhidos.” O presidente do TJPE, por sua vez, exaltou as ações realizadas pela OCC. “Esse projeto faz com que Pernambuco possa ser conhecido mundialmente. São jovens que residem numa comunidade de baixa renda e que estão elevando o Estado para um patamar único”, declarou o desembargador.

Alunos aprovados em concursos da Paraíba.

Seis músicos formados pela OCC foram aprovados em seleção para os quadros da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB), em março passado. O percussionista José Emerson Rodrigues (2º) e a violoncelista Herlane Franciele (6º), ex-integrante da OCC, obtiveram vaga direta. Já o percussionista Eric Saraiva (6º) aguarda no cadastro de reserva. Outros três alunos obtiveram bolsas na Sinfônica Jovem, voltada a músicos entre 14 e 30 anos de idade: o violista Alexsandro Castro (4º) e os violinistas Yuri Tavares (1º) e Thialyson Moura (3º).

Tarde alemã de jazz e baião na Orquestra.

Alunos e colaboradores da OCC tiveram um momento especial na tarde do dia 10 de abril. O coordenador geral e idealizador do projeto, o juiz João Targino, deu as boas-vindas à cônsul-geral da Alemanha no Recife, Maria Könning, e ao duo de jazz Spiritual Standards, formado pelo pianista Markus Burger e pelo saxofonista Jan von Klewitz. O encontro proporcionou uma troca de experiências entre as culturas teutônica e brasileira. De improviso, o duo e uma turma de alunos de cordas da Orquestra, regida pelo maestro Nilson Galvão Júnior, interpretaram uma versão única de Asa branca.

Aulas de Inglês na OCC, em parceria com a Unicap.

No dia 11 de abril, foram retomadas as aulas de Inglês no Núcleo do Coque da Orquestra Criança Cidadã. Um projeto de extensão coordenado pelo professor Felipe Casado, do curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), passou a oferecer lições semanais do idioma de Shakespeare e Edgar Allan Poe a 40 alunos da OCC, todas as terças pela manhã, ministradas por estagiárias designadas pela Unicap.

Em breve a Orquestra pretende retomar as aulas de Reforço Escolar, quando for firmado um eventual convênio institucional para a finalidade.

Confira outras edições