Edição 23 - Maio/Agosto 2017

No segundo semestre de 2017, a Orquestra Criança Cidadã demonstra mais uma vez seu compromisso de incentivar a carreira de músicos em formação, a partir da criação do I Concurso de Jovens Solistas. A iniciativa, que conta com o patrocínio exclusivo da Caixa Econômica Federal, vai à contramão do difícil cenário em que se encontra boa parte das orquestras e instituições ligadas à música de concerto no Brasil, conforme você poderá conferir na matéria de capa neste n° 23 da Revista Criança Cidadã. Na primeira edição do concurso, o homenageado será o maestro, compositor e arranjador pernambucano Clóvis Pereira, cuja marcante trajetória musical compõe o infográfico central desta edição da Revista.
Apresentamos ainda a nova presidente da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), Myrna Targino, que dará continuidade ao trabalho do fundador e primeiro presidente da instituição, desembargador Nildo Nery dos Santos. Já na seara da formação educacional, a OCC planeja a criação de dois cursos técnicos em 2018, para alunos que estão cursando o Ensino Médio. O projeto segue fazendo ajustes para atender às diretrizes do Ministério da Educação.
Mais adiante, a Revista Criança Cidadã traça um perfil do arranjador Nilson Lopes, que já elaborou mais de 100 arranjos desde a inauguração da Orquestra, em 2006. Outra matéria destaca o Núcleo Popular, um grupo representativo da OCC que se notabilizou por dar nova roupagem a músicas contemporâneas em um repertório bastante eclético, que vem conquistando o público a cada apresentação. Esta edição também atenta para a importância do ensino de informática para os alunos de todos os projetos vinculados à ABCC. No Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã, em especial, uma das novidades é o programa de Teatro liderado pelo ator e dramaturgo Ivan Tavares. Você vai ver como a ação tem ajudado os alunos a se expressar bem e a fazer arte.
As diversas ações sociais da ABCC ganharam novas formas de reconhecimento perante a sociedade, nos últimos meses de maio e junho, com as entregas da Comenda Eduardo Campos à Associação, numa iniciativa da Defensoria Pública de Pernambuco, e da Medalha de Mérito José Mariano ao desembargador Nildo Nery, na Câmara Municipal do Recife. As duas solenidades estão nas notas das páginas a seguir. E, no artigo desta edição, a jornalista Paula Passos, da equipe da assessoria de comunicação, aborda a relevância de ações de marketing de baixo custo em projetos sociais. Boa leitura.