Revista Criança Cidadã - Matérias

ABCC e OCC indicam (parte 1)

Edição 22 - Janeiro/Abril 2017

- A Casa Discos

Um álbum apenas com gravações inéditas de música orquestral contemporânea brasileira, infelizmente, tem sido um fato raro, que deve ser comemorado a cada vez que ocorre, como neste CD, com cinco peças de variadas linguagens e concepções criativas. Phoenix, de Sergio Roberto de Oliveira, com solo de Cristiano Alves (clarineta), remete ao renascimento simbólico do compositor e produtor do disco, que luta contra um câncer desde o ano passado. Expressões, de Rami Levin, norte-americana radicada no Rio, contrasta atmosferas e texturas sonoras em seus dois movimentos, Refletivo e Efusivo. Já Fragmentos, de Mariza Resende, opõe a densidade da massa orquestral à introspecção de instrumentos que fazem breves solos. As Variações para fagote e orquestra, de Pauxy Gentil-Nunes, com Aloysio Fagerlande ao fagote, trabalham um determinado tipo de estruturação musical que se repete ao longo da peça. E a Jornada fantástica num trem de ferro, de Alexandre Schubert, propõe, em seus cinco breves movimentos, “uma viagem imaginária, vista como uma metáfora de nossos sonhos, nos transformando a lugares e situações que fazem parte do nosso inconsciente”. (CEA)

Confira outras edições