Revista Criança Cidadã - Matérias

OCC em notas (parte 4)

Edição 22 - Janeiro/Abril 2017

- Time de judocas do Espaço ganha novos quimonos para treino

As crianças que integram o programa de judô do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã (ECECC) tiveram uma boa notícia no último dia 2 de dezembro. Numa clara demonstração de solidariedade, funcionários da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) fizeram a doação de 26 quimonos para treinamento, durante cerimônia realizada no auditório da empresa. A iniciativa partiu do gerente de projetos da Chesf, Douglas Nóbrega, que reuniu alguns colegas com o intuito de angariar recursos que possibilitassem a aquisição dos materiais. “Acompanho o projeto da ABCC há muito tempo. Vi que vocês fizeram a campanha ‘Judô Cidadão’, para arrecadação financeira, mas que infelizmente não deu certo. Por isso, resolvemos fazer um mutirão para ajudar de alguma forma”, explicou. Ainda segundo Nóbrega, mais de 40 funcionários se empenharam na causa para que os educandos não tenham de revezar os quimonos enquanto treinam. Como forma de agradecimento, alguns dos judocas fizeram uma apresentação musical sob a coordenação da professora Carmen Lucia. O gerente administrativo do Espaço Criança Cidadã, Gleikson Ferreira, agradeceu aos doadores: “Em nome do presidente Nildo Nery, nós entregamos uma palavra de gratidão por esse momento muito importante para a nossa instituição, por proporcionar a cidadania para essas crianças”. A turma de judô do Espaço teve início em dezembro de 2013, atende cerca de 150 alunos, entre 7 e 14 anos de idade, e está concluindo a inauguração de sua nova sala, no projeto.

- Secod certifica ABCC contra as drogas

O secretário da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas da Prefeitura do Recife (Secod), Fernando Dourado, visitou a sede da ABCC, no dia 28 de dezembro, para entregar aos funcionários da instituição os certificados de conclusão do minicurso de Formação Comunitária (Foco). Em julho, eles receberam orientações da Secod sobre prevenção do uso e abuso de drogas e sobre como falar sobre o tema sem barreiras com os jovens. A solenidade também contou com a presença do presidente da ABCC, o desembargador Nildo Nery.

- Frevo dá o tom no Carnaval da ABCC

A alegria tomou conta do baile carnavalesco da Associação Beneficente Criança Cidadã, no dia 22 de fevereiro. Ao som da Orquestra Frevart, colaboradores, alunos e educadores se divertiram, brincando e dançando no clima do carnaval. No repertório, canções que costumam fazer a festa do folião, como Morena Tropicana, Voltei, Recife e o tradicional Hino do Elefante de Olinda, conhecidas na voz de Alceu Valença. Durante a folia, várias crianças usaram fantasias feitas com materiais recicláveis, estratégia para lembrar da preservação do meio ambiente.

- ECECC inaugura ambulatório infanto-juvenil

Desde o dia 6 de março, o Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã (ECECC) conta com um ambulatório infantojuvenil. A iniciativa surgiu de uma parceria com o Grupo Ser Educacional, que disponibilizou uma equipe de profissionais e estagiários do curso de Medicina da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau). O ambulatório está à disposição de todos os 150 educandos do projeto e funciona às terças, das 7h às 13h, no ECECC, localizado na Rua Luiz Carlos Guilherme, 575, Cordeiro, Recife, próximo à Delegacia de Homicídios.

Confira outras edições