OCC em notas (parte 2)

Edição 22 - Janeiro/Abril 2017

- Orquestra Criança Cidadã participa do Encontro Caixa 2017

A convite do presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, 22 músicos da Orquestra Criança Cidadã viajaram a Brasília para se apresentar, no dia 09 de fevereiro, durante o Encontro Caixa 2017 – evento anual que reúne gestores do banco provenientes de todo o país. Entre as personalidades, além de Occhi, estiveram alguns ministros federais e o presidente da república, Michel Temer, que saudou a equipe da OCC e recebeu um presente especial dos músicos: um violino com a logomarca da Caixa, um dos patrocinadores da Orquestra, que foi confeccionado pela luteria do projeto e entregue pelo coordenador geral, juiz João Targino. Na rápida conversa com o idealizador da Orquestra, o presidente Temer pôde conhecer mais sobre o trabalho social desenvolvido há dez anos com crianças e jovens carentes de Pernambuco. O presidente recebeu, ainda, uma cópia do álbum Concertos de Bach para Violino e Orquestra – por Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo e confidenciou que, na próxima visita a Pernambuco, irá conhecer a sede do projeto. Sobre o momento com Temer e a participação em mais um evento de alcance nacional, o maestro Nilson Galvão Jr. celebrou: “A Orquestra continua mantendo o padrão, apresentando-se para todos os presidentes, desde Lula, passando por Dilma e agora Temer, o que reflete a importância do trabalho que o projeto faz”. Além do presidente, o grupo musical também foi prestigiado no palco pelos ministros Eliseu Padilha, Henrique Meirelles, Mendonça Filho e Dyogo Oliveira.

- Escola de luteria em pleno funcionamento

O mês de março foi marcado por várias atividades na Escola de Formação de Luthier e Archetier da Orquestra Criança Cidadã. Entre os dias 2 e 4 de março, o lutiê Vinícius Fachinetti, que integra o Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (SP), ministrou oficina de técnicas de preparo de verniz. Já os arqueteirosHélissonCyrillo e Wanderson Souza, do Instituto Preservarte (ES), estiveram no projeto para realizar a manutenção dos arcos, acessórios essenciais para execução dos instrumentos de cordas friccionadas. O trabalho teve início no dia 27 de março e se estendeu por duas semanas.

- Benfeitora da OCC em NY visita sede do projeto

A “embaixadora” da Orquestra Criança Cidadã em Nova Iorque, Carolina Rosenstein, voltou a visitar a sede do projeto no último dia 2 de março, mais de um ano após a última presença ao lado dos músicos da OCC. Carolina foi recebida pelo coordenador geral da OCC, o juiz João Targino, e pelo maestro Nilson Galvão Jr. Como forma de agradecimento, a Orquestra promoveu uma apresentação exclusiva para a benfeitora e seus convidados. O secretário de Desenvolvimento Social de Pernambuco, Roberto Franca Filho, também esteve presente e elogiou a estrutura do projeto e os prêmios conquistados.