Revista Criança Cidadã - Matérias

OCC em notas (parte 1)

Edição 22 - Janeiro/Abril 2017

- Cantata de Natal narra passagem de Jesus pelo Egito

A Orquestra Criança Cidadã promoveu a quarta cantata natalina de sua história, no dia 21 de dezembro de 2016. A Caixa Cultural Recife foi palco do espetáculo intitulado Natal no Egito, um musical criado pela compositora norte-americana Kathie Hill e adaptado para o Brasil pelo maestro Waldenir Carvalho. A peça também contou com uma encenação feita por alunos do Núcleo do Coque, que proporcionou ao público presente um passeio pela trajetória de Jesus Cristo, ainda bebê, após a fuga para o Egito. Regido pela professora Valdiene Pereira, um grupo formado por 52 jovens do coral infanto-juvenil da OCC ajudou a contar a história, interpretando canções como Foi Deus, Você não é daqui e Príncipe da paz, emocionando a plateia, que acompanhava atenta. Tudo isso ao som da banda do Núcleo Popular da Orquestra, conduzida pelo professor de teoria musical Manassés Bispo. O espetáculo contou com a colaboração de vários funcionários e teve a supervisão do coordenador pedagógico Aldir Teodózio. O aluno de percussão Thierry Santos fez a estreia nos palcos e teve a responsabilidade de interpretar José. “Essa é a primeira vez que entro numa peça teatral com um papel, e logo com um personagem tão importante como José”, destacou. Já a coralista Wanessa Mouta agradeceu pela missão de vivenciar a mãe de Jesus: “Maria, com toda leveza que tem, é uma mulher muito forte e a gente acaba levando isso para a vida. É muito legal participar da cantata por ser uma chance de fazer algo diferente, um pouquinho de teatro”.

- Oficina interna de treinamento de imprensa

Em novembro, alunos e funcionários dos núcleos do Coque e do Ipojuca participaram de uma oficina de media training, para como falar com a imprensa. Na palestra, eles aprenderam as diferenças de linguagem e de abordagem entre os veículos de comunicação, a fim de aperfeiçoarem o poder de comunicação dos participantes e melhorarem a performance durante entrevistas. Os jovens também receberam dicas sobre conteúdos postados em redes sociais. A condução ficou a cargo da jornalista Paula Passos, que integra a Assessoria de Comunicação da Orquestra Criança Cidadã.

- Trabalho setorial conjunto na Cartilha do Aluno OCC

Os alunos da Orquestra Criança Cidadã têm, agora, à disposição, um manual com orientações de como cultivar uma melhor convivência em casa e na escola. Lançada em novembro, a Cartilha do Aluno OCC apresenta dicas sobre cuidados com a higiene pessoal e boas maneiras, orientando as crianças e os jovens a evitar desperdícios e a respeitar o próximo. O material, que conta com a participação do mascoteBatutinha e está disponível em formato PDF, foi desenvolvido pela Coordenação Pedagógica e pelo Núcleo de Psicologia, em conjunto com a Assessoria de Comunicação.

- Semana Pedagógica 2017 abre atividades internas

Entre os dias 1º e 3 de fevereiro, profissionais dos dois projetos permanentes da Associação Beneficente Criança Cidadã (a OCC e o Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã) se encontraram no auditório principal da sede da Orquestra, no Coque, para definirem o plano pedagógico anual e trocarem experiências da prática docente. Sob a condução dos coordenadores pedagógicos Aldir Teodózio (Coque) e Márcio Pereira (Ipojuca), a Semana Pedagógica 2017 também teve a finalidade de traçar novas metas para o ano e preparar os professores para a recepção dos alunos no atual ano letivo.

Confira outras edições