Edição 21 - Setembro/Dezembro 2016

A maior surpresa de quem visita a sede da Orquestra Criança Cidadã pela primeira vez, ou pergunta sobre seu endereço, é saber que ela se situa dentro de um quartel: o do 7° Depósito de Suprimento, no bairro do Cabanga, vizinho ao Coque. Mas a ligação entre o Exército Brasileiro e o projeto sócio-musical é mais íntima: os gerentes dos dois núcleos da Orquestra, Edmilson Barbosa Jr. (Coque) e Edivaldo Cavalcanti (Ipojuca), além do maestro Nilson Galvão Jr., serviram naquela força armada, e dois militares acompanham diaramente as atividades dos alunos do Coque, incluindo entrada, saída e refeições. Vale ressaltar que a parceria com o Exército — rememorada pelo coordenador geral da Orquestra, João Targino, na matéria principal — é apenas um pequeno grão dentro do extenso e fértil campo de atuação social das instituições militares no Brasil, que abarca desde a organização de ações de emergência em calamidades públicas até a participação em projetos estratégicos de engenharia e defesa de território país afora, como o leitor poderá conferir.

O vigésimo primeiro número da Revista Criança Cidadã fala também do concerto comemorativo de 10 anos da Orquestra, com a participação especial da violinista Yoko Kubo, e traz notícias de importantes ações extramusicais do projeto, a exemplo do primeiro ano como Escola Associada à Unesco e das campanhas e palestras promovidas pelas profissionais de Psicologia do Coque, do Ipojuca e também do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã. Nas próximas edições vamos mostrar o trabalho dos professores de Reforço Escolar, Informática e Inglês, que completam o campo de atuação multidisciplinar desses dois grandes projetos da ABCC.

Continuando o enfoque das iniciativas musicais da Orquestra, que começou na edição n° 19 com a Escola de Formação de Luthier e Archetier e passou pelo Núcleo de Sopros na edição n° 20, mostramos agora o Núcleo de Percussão da OCC, que funciona desde 2012 e vem preparando instrumentistas para o ingresso no mercado e na universidade.

Conheceremos também o projeto Música para todos, produzido pela EBrasil, um dos patrocinadores da Orquestra, e que — com a participação de alunos da OCC — leva melodias, alegrias e conforto a hospitais, asilos, internatos, orfanatos e lugares diversos aonde nossos olhos e ouvidos normalmente não se voltam.

Já no Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã, onde fica a sede da ABCC, uma parceria com uma secretaria municipal da capital pernambucana propiciou uma série de palestras e cursos de capacitação sobre a prevenção ao uso de drogas, mudando a postura de pais e funcionários quanto às formas de diálogo e de atitude para com os jovens. Você também irá

A saber como apoiar a ABCC e outros três grandes projetos sociais pernambucanos por meio de uma simples contribuição em dinheiro na sua conta de luz, aderindo à Campanha Clarear, uma das mais bem sucedidas iniciativas de arrecadação de doações no país.

O leitor da Revista Criança Cidadã deve ter percebido, desde a última edição, que os anúncios da revista passaram a ser direcionados à divulgação institucional da ABCC e seus projetos, bem como suas redes sociais, o que otimizou sensivelmente a visibilidade da Associação entre seus patrocinadores e mantenedores. Há também um anúncio sobre como contribuir com a OCC via Lei Rouanet (repare que, agora, o respectivo texto está destinado a pessoas físicas), outro sobre como contratar a OCC para eventos institucionais, e um último destacando a citada Campanha Clarear. A propaganda forte e direcionada alcança grandes públicos.

Por fim, como virou costume em toda edição da Revista Criança Cidadã, vamos apresentar mais um compositor pernambucano de renome. Agora é Ademir Araújo, conhecido como Maestro Formiga, que, embora mais famoso pela autoria de frevos e maracatus, escreveu uma fantasia sinfônica para a Orquestra Criança Cidadã sobre três canções do Exército Brasileiro. Confira no Perfil, enquanto você aguarda a próxima edição da revista.

Boa leitura.