Revista Criança Cidadã - Matérias

Personagem - Maria José (Lia)

Edição 20 - Maio/Agosto 2016

Maria José Ferreira da Silva ou, simplesmente, Lia. Ela não gosta de ser chamada nem de um nem de outro, mas também nunca pensou em um outro nome para chamar de seu. Com 47 anos, Maria tem sete filhos e doze netos. Dessa soma, doze familiares dividem a casa com ela na Vila São Francisco, bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Antes de se mudar, Lia passava o dia na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio, e voltava para seu barraco em Rio Doce, Olinda, para dormir. Criou os filhos assim. Após separar-se do marido, o barraco foi objeto de disputa na Justiça, até ela e os filhos ganharem uma casa na Vila, através de um projeto desenvolvido pelo então desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Nildo Nery, em 2001. Em 2008, assumiu a cozinha do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã como voluntária. Três anos depois, foi efetivada como funcionária, uma alegria para ela: “Agradeço muito a todos do projeto que me deram casa e emprego. Emprego está muito difícil hoje. Para mim, Deus está em primeiro lugar. Depois, vêm as pessoas daqui”. No Espaço, onde são servidas três refeições diárias, a cozinha era de Lia, mas, hoje, ela está nos serviços gerais, devido a mudanças internas. Ela cozinhava para cem crianças, entre elas, seis netos. “É bom que eles estejam aqui. Pelo menos não estão na rua tendo contato com o crime”. Um medo não apenas para o coração cuidadoso de vó, mas para a maioria das mães do Espaço. Para o futuro, ela espera o melhor: “Quero que todos estudem e sigam o caminho do bem. É tudo o que a gente mais deseja”.

Confira outras edições