Revista Criança Cidadã - Matérias

ABCC e OCC indicam

Edição 20 - Maio/Agosto 2016

Música de Câmara:

Território XXI
GRUPO DE PERCUSSÃO DO NORDESTE
Produção independente

Nascido em 1999, o Grupo de Percussão do Nordeste concluiu a produção de seu primeiro CD há apenas dois anos. Mas, desde o lançamento, Território XXI já se encontra entre os registros fonográficos mais importantes da história da percussão sinfônica latino-americana. Reunindo peças de compositores vivos de Paraíba (Arimatéia de Melo, Tiago Lima e Vanildo Marinho) e Pernambuco (Marlos Nobre, Dierson Torres, Paulo Lima, Nelson Almeida e Nilson Lopes), o repertório é completado com partituras igualmente relevantes de três importantes criadores paulistas: Mario Ficarelli (1935-2014), Silvia de Lucca e Osvaldo Lacerda. As obras, divididas em dois CDs, variam tanto em número de percussionistas exigidos (de quatro a 11 músicos) quanto em duração (de três a 17 minutos) e trazem uma considerável diversidade de linguagens e níveis de dificuldade técnica, a exemplo da desafiadora interpretação que foi a do Ensaio 79 de Ficarelli, segundo o testemunho dos instrumentistas e do regente, José Renato Accioly. O álbum pode ser adquirido com o diretor artístico do grupo, Antonio Barreto, pelo e-mail antoniobarretofilho@gmail.com ou com Enoque Souza, professor de percussão da Orquestra Criança Cidadã. (CEA)

MPB:

Duas sanfonas e uma
Orquestra

KIKO HORTA, MARCELO CALDI E ORQUESTRA DE SOPROS PRO ARTE
Produção independente

O terceiro CD da orquestra de sopros carioca, que conta com 38 integrantes, traz dois jovens solistas para rememorar grandes nomes da MPB nascidos no Nordeste, como Hermeto Pascoal, Sivuca, Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Gilberto Gil. Kiko Horta e Marcelo Caldi são pianistas de formação, mas neste disco assumiram o instrumento que consagrou quatro dos compositores homenageados: o acordeom. O repertório, regido por Lourenço Vasconcellos, inclui também canções originais de Caldi, Horta e de Raimundo Nicoli. (CEA)

Música de Câmara:

A música de Osvaldo Lacerda para clarineta - volume 1

CRISTIANO ALVES
A Casa Discos

Após convívio de uma semana com Osvaldo Lacerda em 2008, Cristiano Alves dedicou-se a estudar todas as obras com clarineta do falecido compositor paulista (1927-2011). O resultado são dois CDs (o segundo será lançado em 2017) em que o intérprete fluminense explora as diversas facetas do nacionalismo lacerdiano. Neste primeiro volume, o ouvinte pode conferir peças solo; em duos com piano, viola, fagote e trompa; e para clarineta e cordas. No encarte, o resumo sobre as músicas é ilustrado com diversas citações do pensamento musical de Lacerda. (CEA)

Instrumental:

André Maria
ANDRÉ MARIA
Produção independente

O primeiro CD do violonista e compositor pernambucano, inteiramente com canções autorais, traz um repertório sofisticado em termos de harmonias e arranjos, inserindo-se entre os melhores lançamentos discográficos da MPB instrumental em Pernambuco, nesta década. O álbum tem participação de Wallace Seixas (guitarra), Nilson Adriano (baixo), Hugo Medeiros (bateria), Luciano Emerson (sopros) e Eline Santos (voz), em Teosofia musicálida. (CEA)

Confira outras edições