Quando a música e a literatura se encontram

Edição 01 - Abril/Maio 2010

A história dos meninos do coque virou livro pelas mãos de Waldenio Porto

Uma realidade composta pela tríade mais frequente das comunidades das periferias brasileiras: desestrutura
familiar, falta de oportunidade e violência. A transformação desse sombrio cotidiano na concretização de
um sonho possível. Este é o enredo de “Violinos no Coque”, romance do médico e escritor Waldenio Porto,
que narra a fundação e desenvolvimento da Orquestra Criança Cidadã. Esta é a 10ª obra de Waldenio, quetambém é presidente da Academia Pernambucana de Letras.

“Violinos no Coque” surgiu de um desafio lançado pelo presidente da Associação Criança Cidadã, Nildo
Nery. A pesquisa e a redação do livro consumiram um ano de Waldenio Porto, que, num fôlego ritmado, retrata, nas páginas do romance, os personagens da vida real que formam a cabeça e o coração do projeto: os fundadores Nildo Nery, João Targino e maestro Cussy de Almeida, além dos membros da equipe técnica e alunos do projeto, que visa a resgatar a auto-estima e promover a cidadania entre crianças e jovens da comunidade do Coque, uma das mais violentas e com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital pernambucana.

Além de desvendar para os leitores os percalços necessários à estruturação da Orquestra Criança Cidadã, o livro conta passagens emocionantes e inesquecíveis para os alunos. Ali está retratado, por exemplo, o encontro da Orquestra com o presidente Luís Inácio Lula da Silva em uma apresentação exclusiva no Palácio do Planalto, na qual a Orquestra o levou às lágrimas ao executar “Asa Branca”.

E foi justamente o impacto dessa apresentação que levou o próprio presidente a intermediar uma participação da Orquestra no programa dominical Domingão do Faustão, em 2008, motivo de orgulho para os jovens
músicos. O livro, de 198 páginas, terá uma tiragem de 1.000 exemplares e será vendido nas principais livrarias do Recife, como Saraiva, Imperatriz, Cultura e Jaqueira.