Revista Criança Cidadã - Matérias

OCC e ECECC em notas

Edição 20 - Maio/Agosto 2016

- Ministros da Cultura e da Educação visitam sede da OCC

No dia 17 de junho, os ministros da cultura, Marcelo Calero, e da Educação, Mendonça Filho, visitaram a sede da OCC, no Cabanga, e conheceram a estrutura do projeto, uma das maiores iniciativas de inclusão social de Pernambuco incentivadas pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. O coordenador geral da
Orquestra, João Targino, e o presidente da Associação Beneficente Criança Cidadã, Nildo Nery dos Santos, recepcionaram os ministros e suas comitivas na sala de reuniões da sede, onde apresentaram dados, estatísticas e ações futuras do projeto, como a Sala de Concertos Criança Cidadã,que será, quando inaugurada, uma das mais modernas da América do Sul. Em seguida, os ministros conheceram a luteria, onde tiveram a oportunidade de saber como são fabricados os instrumentos de cordas de uma orquestra sinfônica. A última parte da agenda dos ministros aconteceu no auditório principal da OCC, onde a Orquestra apresentou cinco peças em um repertório misto, erudito e regional. O ministro Calero valorizou o apoioque músicos do projeto devem dar às suas famílias: “É sempre uma alegria estar em Pernambuco. A gente que é da Cultura vê muitas coisas pelo país, mas fiquei comovido em ver algo tão bonito. Depende de vocês aprimorarem esse talento e nunca esqueçam da família de vocês, porque quem mais se orgulha da gente é a nossa família.” Por sua vez, o ministro Mendonça Filho, ressaltou o progresso observado ao longo dos dez anos da Orquestra: “Eu
vi nascer a Orquestra Criança Cidadã, que apoiei quando fui vice-governador, logo nos primeiros movimentos de implantação, e hoje fico encantado de ver que o trabalho valeu a pena”.

- Oficinas de brinquedos com materiais reciclados

Entre os dias 10 e 12 de maio, os alunos do Núcleo do Coque da Orquestra Criança Cidadã participaram de uma oficina de brinquedos feitos com materiais reciclados com o professor da Faculdade Guararapes e mestre em Desenvolvimento Sustentável, José Luis Said Cometti. A ação, retomada na última semana de julho, integra o projeto “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, promovido pela Orquestra em cumprimento ao calendário de atividades do Programa de Escolas Associadas à Unesco (PEA).

- Visita do cônsul japonês e de produtores culturais

No dia 13 de maio, a OCC recebeu uma visita do cônsul japonês no Recife Yasuhiro Mitsui para tratar de futuras parcerias do projeto, buscando estreitar relações com a cultura oriental. A OCC já gravou DVD e CD com a solista janopesa Yoko Kubo (contando com o apoio da empresa
Bunkyo Gakki) em 2015. Neste dia, também conheceram a OCC os produtores culturais Júlio Leal e Gustavo Mota, da Associação dos Produtores e Artistas de Pernambuco (APA-PE) e o advogado Carlos Alberto Medeiros.

- Seminário de Economia Criativa do Sebrae-PE

Nos dias 16 e 17 de maio, alunos e funcionários da OCC participaram do Seminário de Economia Criativa do Sebrae-PE no Marco Pernambucano da Moda, no bairro do Recife. No 1º dia, um quinteto de cordas da OCC se apresentou e depois assistiu a palestras sobre turismo, artesanato e economia criativa. No 2º dia, funcionários da ONG participaram de encontros sobre cultura e turismo de experiência, assim como de música e mercado, com o idealizador do Abril ProRock, Paulo André Pires.

- ABCC e OCC fecham parceria com o TJPE para reativação de coral

A Associação Beneficente Criança Cidadã, além de suas atividades culturais, pedagógicas e esportivas com jovens, agora atuará para mais um resgate da cultura pernambucana. No dia 06 de julho, um convênio da ABCC com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) firmou uma nova fase do coral do TJPE, desativado há dez anos. A Orquestra Criança Cidadã participará ativamente da reativação do grupo, cedendo professores e todo o aparato necessário para o renascimento e manutenção da atividade. A reunião que estabeleceu o convênio teve presença dos desembargadores Nildo Nery dos Santos, presidente da ABCC, e Leopoldo de Arruda Raposo, presidente do TJPE. além do coordenador geral da OCC, João Targino. “Esse convênio irá descortinar não só a possibilidade de disseminar a cultura, mas também descobrirá novos talentos. Eu fico muito satisfeito de, na nossa gestão, assinar esse convênio e reativar nosso coral”, declarou o presidente do TJPE. “É uma grande satisfação participar do retorno desse coral após dez anos desativado”, comemorou o desembargador Nildo Nery. O coral teve seu ápice durante a gestão do próprio presidente da ABCC à frente do TJPE, no biênio 2000-2001. Contudo, acabou sendo desativado em 2006. Nesta nova fase, contará com todo o aparato da OCC para se reerguer- incluindo a orientação da professora Amilca Aniceto, que dará aulas, conduzirá ensaios e será maestrina do coral. A colaboração tem, por contrato, uma duração de dois anos, mas pode ser prorrogada ilimitadamente, o que é desejado por ambas as partes. O primeiro grande evento almejado pelo novo grupo é a realização de uma cantata natalina em dezembro.

- Doação da Fundação Tomiko Abe à Orquestra

No dia 29 de junho, o coordenador geral da OCC, João Targino, e sua esposa, Myrna Targino, receberam em Tóquio as senhoras Tomiko Abe e Yukie Isoda, que entregaram em nome da Fundação Tomiko Abe um cheque no valor de cinco mil dólares, a título de doação da entidade japonesa ao projeto. A doação se deu por fruto de uma palestra proferida pelo gestor em 2015 no escritório da Câmara de Comércio Brasil/Estados Unidos, na presença do Diretor Executivo James Rosenstein.

- Primeiro recital de conclusão da OCC

Com 40 músicos regidos por Nilson Galvão Jr., a Orquestra participou de um momento importante para a educação musical do Estado. O grupo Infantojuvenil fez o encerramento do Encontro de Alunos do Método Suzuki, promovido pelo Instituto de Música Dom da Paz. O evento foi realizado no dia 30 de junho, na Igreja dos Manguinhos, bairro das Graças, no Recife, quando cerca de 150 inscritos participaram do encontro, que também reuniu estudantes do Instituto e Conservatório Pernambucano de Música (CPM).

- Transtornos alimentares são tema de palestra

Os problemas alimentares preocupam adultos e crianças. Para discutir o tema com os alunos, o setor de psicologia da Orquestra Criança Cidadã promoveu a palestra “Transtornos alimentares e nutrição da adolescência”, com mediação da psicóloga da OCC Maria Antônia Costa. A conversa reuniu cerca de 50 alunos e aconteceu no dia 19 de julho, comandada pela nutricionista Joyce Alencastro, que respondeu perguntas sobre bulimia, anorexia, deficiência de vitaminas e depressão.

- Aluno do Ipojuca aprovado para intercâmbio

O jovem contrabaixista Marvson Arouxa, 14, foi aprovado para o programa Ganhe o Mundo Musical, do Governo do Estado, e viajará para o Canadá em agosto deste ano, com o intuito de aprender mais sobre música e aperfeiçoar a língua inglesa. No dia 20 de maio, o governador Paulo Câmara recebeu os dez aprovados para o intercâmbio no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. Bastante entrosados, os estudantes provenientes de diversas áreas de Pernambuco se encantaram com a estrutura do palácio e posaram para diversas fotos, além de serem guiados pelo secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, numa rápida visita aos cômodos da sede do governo. Mas antes, foram recepcionados por Paulo Câmara em seu gabinete, onde também estiveram presentes a gestora do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), Roseane Hazin; a superintendente do PGM, Renata Serpa, e o juiz João Targino, coordenador e idealizador da Orquestra Criança Cidadã. Marvson Arouxa representa a Orquestra no grupo dos intercambistas e toca contrabaixo desde a implantação do projeto social em Camela, no Ipojuca, em setembro de 2014. “Estou muito ansioso pela viagem, pois assim como cada lugar tem uma cultura diferente, da mesma forma tem um modo próprio de sentir a música. Sei que voltarei com coisas boas do Canadá e, juntando com as do Brasil, vai ficar ótimo”, comemorou o músico após a cerimônia.

- Orquestra do Ipojuca em feira de turismo

No dia 18 de maio, a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca se apresentou no Hotel Armação, em Porto de Galinhas, para abrir a feira de turismo Destination Brazil Travel Mart, sob regência do professor Ademar Rocha. Participaram da ocasião o Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves; o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras; o prefeito do Ipojuca, Carlos Santanae outras figuras políticas dos cenários local e nacional.

- Recepção da tocha olímpica com festa e música

No dia 1º de junho, a tocha, símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, passou pelo distrito de Nossa Senhora do Ó, no Ipojuca. A OCC, com seus 90 músicos, fez uma apresentação tão aplaudida quanto a própria chama. Na plateia, estudantes, moradores, políticos e turistas contemplaram a exibição preparada especialmente para a ocasião. A acolhida do fogo se deu através de Carruagens de Fogo, de Vangelis, e do Tema da vitória, conhecido por remeter às conquistas do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna.

- Palestra sobre crimes cibernéticos em Camela

No dia 21 de julho, alunos, responsáveis e funcionários do núcleo do Ipojuca puderam se informar sobre os perigos que o ambiente virtual oferece, com o chefe de Comunicação Social da Polícia Federal, Giovani Santoro. O palestrante definiu cybercrimes como práticas criminosas que se desenvolvem na internet; citou,
entre as mais comuns, a difamação, a calúnia e a injúria, e pontuou cinco dicas de segurança na web, como nunca expor a privacidade e intimidade na rede e compartilhar ou gravar vídeos sexuais.

- Projeto Cine do Bem chega à ABCC

No dia 03 de junho, os alunos do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã receberam o projeto Cine do Bem, organizado por estudantes de Serviço Social da Faculdade Joaquim Nabuco e da Uninassau. Foram exibidos curtas produzidos por crianças do projeto argentino Hacelo Corto, além do longa “Eu queria ser um
monstro”, do acervo do festival Anima Mundi. Logo após a exibição das obras, o conteúdo das películas foi tema de debate sobre educação e cidadania para as crianças. Já no dia 03 de agosto, outro grupo de alunos foi assistir ao filme Procurando Dory, que conta a história do esquecido peixinho azul Dory, com seus amigos Nemo e Marlin, em uma busca por respostas sobre o seu passado. A coordenadora do projeto Cine do Bem,
Silvana Marpoara, explica que a ideia do projeto é levar o cinema a pessoas quenão tenham acesso, ou não tenham condições de comprar os ingressos para ir a uma sessão. “Nesta ocasião, o mais gratificante
é poder proporcionar a vivência das crianças com essa linguagem, promovendo reflexões, debates, e mostrando que elas podem consumir esse tipo de arte”, afirmou. A dona de casa Ana Paula da Silva participou do passeio ao cinema, dando apoio às educadoras do Espaço e acompanhando os seus filhos. “Eu estou muito feliz, por que esse é um grande presente que o projeto está dandoaos meus filhos e a mim também. É a primeira vez que entro em um cinema”, contou Ana Paula. A aluna e filha de Ana Paula, Danielly da Silva, 10 anos, também adorou a sessão de cinema. “Esse foi o passeio que eu mais gostei. Se eu puder, quero vir outras vezes e poder assistir a novos filmes”, disse a menina.

- ECECC no combate às drogas com a prefeitura

No dia 05 de maio, um grupo de vinte adolescentes, entre 11 e 14 anos, participou de um bate-papo no Espaço Criança Cidadã sobre drogas, numa parceria do Espaço Cultural Esportivo Criança Cidadã com a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas (Secod), da Prefeitura do Recife. Os profissionais falaram sobre drogas lícitas e ilícitas, riscos do consumo dessas substâncias e como se prevenir delas na comunidade. A parceria foi retomada em julho e agosto, com atividades para toda a equipe do Espaço.

- Prêmio Innovare avalia Olimpíada Criança Cidadã

Em 10 de junho, a Olimpíada Criança Cidadã foi avaliada pelo consultor do Prêmio Innovare Rafael Cavalcanti, que assistiu a uma apresentação conduzida pelo Dr. Nildo Nery, presidente da Associação Beneficente Criança Cidadã, e pelo juiz Paulo Brandão, da Vara da Infância e da Juventude. A Olimpíada está
entre os 15 projetos finalistas da premiação, promovida por entidades nacionaisligadas ao Direito e ao Poder Judiciário e que visa a reconhecer iniciativas de alcance social dessas esferas.

- ONG Ajuda-PE oferece capacitação a pais e filhos

No dia 16 de julho, funcionários e colaboradores do ECECC participaram de uma capacitação sobre análise do comportamento infantil e violência escolar. A conversa aconteceu na sede da ABCC e foi comandada pelo jurista e presidente da ONG Ajuda-PE, Iuri Cordeiro. Entre as sugestões trazidas para diminuir a violência nas escolas está a implantação da cultura de designar alunos que sejam mediadores de conflito, para que eles comecem a atuar como líderes positivos no ambiente educacional.

Confira outras edições