quem somos

Saiba mais sobre a ABCC

Imagem institucional

A Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) é uma entidade privada de utilidade pública municipal e estadual sem fins lucrativos presidida pela arquiteta Myrna Salsa da Nobrega Targino e que surgiu como um projeto de gestão do desembargador Nildo Nery dos Santos (1934-2018) enquanto presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no biênio 2000-2002.

Na época, o magistrado assumiu o compromisso de realizar uma gestão preocupada não apenas com a Justiça comum, mas também trabalhar no aspecto preventivo, em prol de uma sociedade melhor. Foi a partir dessa ideia que Nery instituiu o Programa Criança Cidadã.

A primeira grande ação do Programa Criança Cidadã foi a retirada de 24 famílias que moravam nas calçadas da Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio. Elas foram levadas para duas vilas – Nossa Senhora de Fátima e São Francisco, criadas para abrigar essa população – localizadas no Parque do Caiara, no Cordeiro. Posteriormente, foi realizada a 1ª edição da Olimpíada Criança Cidadã, com o tema “Mais esporte, menos violência”. A competição foi concebida com o intuito de resgatar crianças e adolescentes em situação de risco por meio do esporte.

Em agosto de 2003, o que era antes um programa de gestão evoluiu e se transformou em uma instituição do terceiro setor, com o nome de Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), que hoje gerencia três projetos: o Complexo Esportivo Nildo Nery dos Santos, a Orquestra Criança Cidadã e a Olimpíada Criança Cidadã.

Promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania das crianças, adolescentes e de suas famílias, em especial daquelas em situação de rua e risco social.

Ser reconhecida pela excelência das ações desenvolvidas na formação de cidadãos, além de ser uma entidade de articulação entre as diversas instituições que trabalham com crianças e adolescentes carentes.