QUEM SOMOS

A Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) é uma entidade privada de utilidade pública municipal e estadual sem fins lucrativos que surgiu do compromisso social do desembargador Nildo Nery dos Santos enquanto presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no biênio 2000-2001.

Na época, o magistrado assumiu o compromisso de realizar uma gestão preocupada não apenas com a Justiça comum, mas também trabalhar no aspecto preventivo, em prol de uma sociedade melhor. Foi a partir dessa ideia que Nery instituiu o Programa Criança Cidadã.

A primeira grande ação do Programa Criança Cidadã foi a retirada de 24 famílias que moravam nas calçadas da Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio. Elas foram levadas para duas vilas – Nossa Senhora de Fátima e São Francisco, criadas para abrigar essa população – localizadas no Parque do Caiara, no Cordeiro. Posteriormente, foi realizada a 1ª edição da Olimpíada Criança Cidadã, com o tema “Mais esporte, menos violência”. A competição foi concebida com o intuito de resgatar crianças e adolescentes em situação de risco por meio do esporte.

A partir de novembro de 2003, o programa evoluiu e se transformou numa organização não governamental desvinculada do TJPE, com o nome de Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Hoje, a ABCC gerencia três programas: O Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã, a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque e as Olimíadas Criança Cidadã.

Além dos dois principais projetos, a ABCC investe em outras ações. Através do projeto de aluguéis temporários, paga, por um período máximo de seis meses, o abrigo de famílias com crianças e adolescentes em situação de moradia de rua; a ABCC também contribui financeiramente com o Projeto Frevart, que oferece aulas de sopro e percussão a jovens residentes em Santo Amaro e adjacências.

NOSSA MISSÃO

Promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania das crianças, adolescentes e de suas famílias, em especial daquelas em situação de rua e risco social.

NOSSA VISÃO

Ser reconhecida pela excelência das ações desenvolvidas na formação de cidadãos, além de ser uma entidade de articulação entre as diversas instituições que trabalham com crianças e adolescentes carentes.