Presidente da CAIXA visita a sede da ABCC

Este foi o primeiro contato do banco com a área de esportes da instituição

19/12/2020 - Carlos Eduardo Amaral (apuração e fotos) e Tamíz Freitas (texto)

No 11º ano de patrocínio à Orquestra Criança Cidadã, a Caixa Econômica Federal escreveu mais um capítulo da frutífera amizade, neste sábado (19), com a visita à instituição responsável pela Orquestra e que mantém seu próprio projeto permanente, na área de esportes: a Associação Beneficente Criança Cidadã. O presidente do banco, Pedro Guimarães, e sua comitiva conheceram a sede da ABCC, no bairro recifense do Cordeiro, após uma agenda intensa de compromissos pelo programa Caixa Mais Brasil, que promove visitas de acompanhamento, divulgação e incentivo às ações da Caixa em todos os estados do país.

A tarde foi dedicada à apresentação do braço de esportes da organização, que atualmente contempla quatro artes-marciais (judô, caratê, taekwondo e luta olímpica). O roteiro da visita do gestor teve início com o plantio de uma muda de pau-brasil no pátio externo da Associação, junto com o idealizador e coordenador geral da OCC, João Targino; depois, continuou com uma passagem pelas instalações da sede, incluindo uma demonstração de aula de Taekwondo com o professor Pedro Freire, e, por fim, teve como momento mais importante a recepção na Sala de Judô.

Antes da tradicional foto, envolvendo alunos, equipe e visitantes, João Targino fez questão de dar as boas-vindas ao presidente da Caixa e sua família ao estado de Pernambuco e ao projeto de esportes da Associação: "Todos esses jovens serão futuros campeões, se não do esporte, mas da vida; isso é o que o Brasil está precisando". O co-coordenador de esportes da ABCC, Ricardo Rocha, também presidente da Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), prosseguiu com a explicação da atuação da iniciativa, que alia a performance do atleta ao rendimento escolar para a concessão do incentivo de formação “Bolsa Atleta”, lançado no início deste ano.

Durante o evento, Pedro Guimarães lembrou como o esporte se conecta com a sua família em três gerações: o avô no futebol, seu pai e ele na natação. O gestor aproveitou para deixar uma mensagem de estímulo aos atletas em formação: “Estar aqui às vezes pode parecer difícil, mas tudo o que vocês estão fazendo vai valer para a vida inteira”. O patrocínio à Orquestra foi pontuado por ele, que se disse honrado ao conhecer essa parte da Associação e antecipou: “Se a gente ainda não apoia vocês, vamos apoiar porque é muito bonito o que está acontecendo aqui”.

Estiveram presentes na solenidade, além do corpo docente e discente, a presidente da ABCC, Myrna Targino, e o co-coordenador de esportes, Marco Melo. Todos os protocolos de distanciamento social foram seguidos durante a visita, incluindo o uso obrigatório de máscaras nas instalações.

OCC e Caixa

A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque é um projeto social realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, incentivado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e que conta com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.