ABCC conquista quarto lugar em campeonato nacional online de caratê

Alunos do projeto concluíram a 1ª Copa Karate Virtual com 21 medalhas e o prêmio de Atleta Destaque

27/07/2020 - Carlos Eduardo Amaral

Promovida pelo Periperi Karate Clube, da cidade de Salvador (BA), a 1ª Copa Karate Virtual reuniu 132 atletas de 19 clubes, representando 16 cidades de oito Estados brasileiros. O torneio, que recebeu 195 inscrições e mobilizou 82 árbitros, aconteceu no último final de semana, com as provas do kata (luta imaginária) realizadas no sábado (25) e as do kumite (demonstrações de golpes) no domingo (26).

Na primeira participação em um torneio virtual, e ainda por cima de nível nacional, os alunos da ABCC deram espetáculo: conquistaram 21 medalhas e o prêmio de Atleta Destaque, que foi concedido ao carateca Miguel Leão. Foram 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 8 de bronze (4, 2 e 5 no kata; 3, 4 e 3 no kumite, respectivamente). A ABCC inscreveu 15 atletas de 9 a 15 anos de idade, em ambas as modalidades, que foram transmitidas ao vivo pelo YouTube.

“É um momento de se reinventar, e adaptar a modalidade ao momento vivido. Amigos, familiares e dirigentes vibraram online, foi um momento de muita Luz para nossos meninos, que estão afastados do projeto desde o início do Covid-19”, comenta a treinadora Vanessa Araújo. “Muito feliz e grata por eles e por toda a excelência, competência e estrutura que a presidenta [da ABCC] Myrna Targino, [o co-coordenador de Esportes] Marco Melo e a equipe multidisciplinar da ABCC (Tio Bruno e demais Tios) nos proporcionam. E saber que é possível se adaptar e permanecer na performance, pois foram apenas quatro encontros com aulas online e nosso resultado foi expressivo”, ressalta.

Confira os resultados alcançados pelos alunos da ABCC na 1ª Copa Karate Virtual:

KATA
- 10 e 11 anos (5° e 6° kyu): Filipe Souza, Douglas Silva e Pedro Andrade (ouro, prata e bronze, respectivamente);
- 10 e 11 anos (3° e 4° kyu): José Souza e Gustavo Nascimento (ambos, bronze);
- 14 e 15 anos (até 3° ryu): Júlia Souza e Lucas Bispo (bronze, no feminino e no masculino, respectivamente).
- 12 e 13 anos (até 6° kyu): Lucas Cruz (ouro);
- 8 e 9 anos (até 6° kyu): Miguel Leão (ouro);
- 10 e 11 anos acima (faixa branca): Maria Santos (ouro);
- 12 e 13 anos (até 6° kyu): Thayná Santos (prata).

KUMITE
- 10 e 11 anos (até 5° kyu): Pedro Andrade, Filipe Souza e Douglas Silva (ouro, prata e bronze, respectivamente);
- 10 e 11 anos (4° e 3° kyu): José Souza e Gustavo Nascimento (prata e bronze, respectivamente);
- 14 e 15 anos (até 3° kyu): Nayra Bomfim e Júlia Souza (prata e bronze, respectivamente);
- 12 e 13 anos (até 3° kyu): Lucas Cruz (ouro);
- 8 e 9 anos (até 6° kyu): Miguel Leão (ouro);
- 12 e 13 anos (até 3° kyu): Thayná Santos (prata).

ATLETA DESTAQUE
Miguel Leão