13/dezembro/2010

Natal melhor para criança deficiente

Instituição em busca de voluntários para dar um Natal melhor para crianças e adolescentes portadoras de mielomeningocele

JC Online / Atitude Cidadã

O Instituto Artur Vinícius (IAV) está busca voluntários para garantir um Natal melhor a 140 crianças carentes portadoras de mielomeningocele. A doença atinge o sistema nervoso central, causando má-formação, dificuldades para falar e se movimentar. E é no IAV que os pequenos recebem acompanhamento médico gratuito. A ideia da entidade é fazer com que cada uma das crianças tenha um padrinho que lhe ofereça como presente uma cesta básica e um kit de higiene pessoal. A entrega dos presentes será no dia 18, quando acontece o Natal da instituição. O local ainda não foi definido.

A expectativa da fundadora da instituição, a dona de casa Fabíola Maciel, é que as crianças continuem recebendo essa ajuda durante o ano. “Temos duas madrinhas. Mas gostaríamos muito de ampliar esse quadro”, salienta.

No IAV, as crianças contam com atendimento fonoaudiológico, psicológico e fisioterápico gratuito. Já os pais ou responsáveis aprendem a cuidar melhor de seus filhos. “Existe muita mãe que tem o filho com mielomeningocele e não sabe como cuidar adequadamente. Aqui elas participam de oficinas e recebem orientações de enfermeiras voluntárias”, comenta Fabíola.

A entidade, que há cerca de quatro meses estava com as portas quase fechando, conseguiu se reerguer após um show beneficente em agosto. A apresentação teve a participação de diversos artistas pernambucanos, entre eles Gustavo Travassos e Nádia Maia, agora padrinhos da instituição.

Agora, a instituição está com uma nova sede, na Rua Pirajá, em Afogados, Zona Oeste do Recife. Toda semana, aproximadamente 30 crianças são atendidas no lugar, que continua a sobreviver de doações. “Precisamos de pessoas que possam sempre ajudar as crianças”, comentou Fabíola Maciel. Segundo ela, a instituição também busca pessoas que possam ser voluntárias. O candidato deve ser maior de 18 anos.

Quem tiver interesse em colaborar com as ações desenvolvidas pelo Instituto Artur Vinícius pode entrar em contato com a entidade pelo número 3497-2108. A instituição também tem site: www.iavpe.com. Doações em dinheiro podem ser depositadas no Bradesco, agência 2992-0 e conta 12700-0.