26/março/2010

Sorriso cidadão para as crianças da ABCC

Projeto Sorriso Cidadão levará atendimento odontológico gratuito aos jovens do Espaço Dom Helder Camara.

Cínthia Ferreira
A Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) está chegando com mais uma novidade. Em parceria com a Associação Brasileira de Odontólogos (ABO-PE) e com a rede internacional Rotary Club nasceu o projeto Sorriso Cidadão, que pretende cadastrar dentistas voluntários para prestar atendimento odontológico às crianças que vivem nas Vilas Nossa Senhora de Fátima e São Francisco, do Espaço Criança Cidadã Dom Helder Câmara. Os menores, que têm entre 6 a 18 anos, receberão acompanhamento dentário até completarem a maioridade.

A idealizadora do projeto é a dentista Carmeluce Maria Barbosa. Ela afirma que os profissionais além de realizarem os procedimentos odontológicos, que são de alto custo, eles também vão instruir as crianças sobre a importância de métodos educativos e preventivos da higiene bucal. "Com esse tripé, além das crianças e adolescentes terem o tratamento, poderão adquirir consciência crítica acerca da saúde bucal", explicou.

O Rotary Club funcionará como intermediário entre os cem pequenos cidadãos e os profissionais da odontologia. Fica a cargo da instituição o agendamento das consultas. Sempre acompanhado dos pais ou do responsável, o jovem que quiser continuar a ter seu tratamento gratuito terá que ter uma frequência rigorosa. Caso o beneficiado falte duas vezes, ele poderá ser desligado do projeto Sorriso Cidadão. A ABCC garantirá o transporte para os alunos.

"É um reforço muito importante para o projeto. Como todos sabemos, tratamento dentário tem um custo altíssimo, e esses meninos não teriam condições da arcar com essas despesas. Eles terão tudo isso gratuitamente", declarou o presidente da ABCC, desembargador Nildo Nery.

Cadastramento

Entre os dias 25 e 28 de março, a ABCC estará com um stand no 20° Congresso Pernambucano de Odontologia, no Centro de Convenções de Pernambuco. Lá, os dentistas que sentirem vontade de se voluntariar para o projeto Sorriso Cidadão poderão se cadastrar. O local contará também com a apresentação de alguns meninos que fazem parte do projeto Orquestra Criança Cidadã, também gerido pela Associação.