22/setembro/2010

Espaço Ciência prepara programação ecológica para crianças do Recife

Espaço Ciência recebeu grupos de escolas públicas e particulares do Grande Recife para uma programação voltada à preservação do meio ambiente

Diário de Pernambuco
Para marcar as comemorações do Dia da Árvore, neste dia 21 de setembro, o Espaço Ciência, em Olinda, recebeu grupos de escolas públicas e particulares do Grande Recife para uma programação voltada à preservação do meio ambiente. Além de plantar mudas e conhecer a realidade dos manguezais pernambucanos, os estudantes colocaram a mão na massa e praticaram exercícios de reciclagem para confeccionar árvores de natal de papel, a serem expostas no local, no mês de dezembro.

De acordo com o coordenador de trilha ecológica e educação ambiental, André Pereira, a presença das escolas é importante para a formação consciente das crianças e, para tornar o ambiente mais próximo da sala de aula, o laboratório de matemática da instituição preparou uma atividade, no mínimo, diferente. “Os alunos vão poder aplicar princípios de matemática para, por meio da análise de simetria de folhas, identificar as espécies de nossa flora”, explica.

O desafio instigou crianças como Gabrielly Martins, do 5º ano do Instituto Escolar Marlene Almeida, que completou 10 anos na data marcada pela consciência ecológica. “É legal fazer aniversário nesse dia porque traz uma atenção a mais. As árvores são importantes, tiram o gás carbônico do ar e mantém o solo firme. O homem tem que arranjar uma forma de parar de cortá-las”, ensina.

A programação do Espaço Ciência, voltada ao Dia da Árvore, segue durante toda esta terça-feira (21), mas é preciso que a escola tenha sido cadastrada previamente para a visita.