31/agosto/2010

Crianças ganham mais espaço para aulas e diversão

Instituto Peró completa 6 anos

Jc online / Atitude Cidadã
O Instituto Peró, projeto social que promove atividades de lazer e cultura para crianças e adolescentes de baixa renda em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, está comemorando seis anos com novidades. O Shopping Guararapes cedeu espaço para que a organização pudesse construir uma quadra e mais uma sala, que abrigará cursos profissionalizantes de informática. No entanto, as duas propostas ainda precisam de apoio para sair do papel.

“Nós já realizávamos atividades físicas com as crianças no edifício-garagem do shopping. Agora, conseguimos fazer a quadra, mas ainda falta uma coberta para torná-la um espaço seguro e adequado à prática de esportes. Também estamos procurando alguém que possa doar computadores ou outros materiais para a sala de informática. Nossa meta é conseguir 11 máquinas. Aí abriremos inscrições para os adolescentes atendidos por nós e as famílias deles”, explica a coordenadora-geral do instituto, Luana Cavalcanti.

Desde sua fundação, em 2004, o Instituto Peró já atendeu a mais de 400 crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos que vivem no entorno do Shopping Guararapes, onde está a sede da organização. Lá, os estudantes participam de atividades de música, dança, leitura, cidadania e reforço escolar nas tardes de segunda a quinta-feira. Os jovens não são os únicos beneficiados com as ações do instituto.

Durante esses seis anos, a sede ganhou e alimentou uma biblioteca que hoje reúne mais de 3,5 mil livros e três computadores com acesso à internet. Esse espaço fica aberto das 9h às 18h e é utilizado não apenas pelos estudantes atendidos no instituto, mas por todos os moradores das comunidades próximas. É nesse local que funciona o grupo de leitura, comandado por um jovem de 17 anos que também foi atendido pelo instituto. “Ele se envolveu tanto com o trabalho aqui que quis, de alguma forma, continuar na organização”, conta Luana Cavalcanti.