Cussy de Almeida é homenageado pelo Conservatório

Auditório da instituição agora leva nome do maestro

27/08/2010 - Assessoria de Comunicação da ABCC

Em homenagem a Cussy de Almeida, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) consagrou, no dia 24 de Agosto, o auditório e estúdio da instituição com o nome do maestro, que dirigiu durante 16 anos o CPM e teve como uma das principais realizações a construção do local para gravação de discos. Cussy era coordenador musical da Orquestra Criança Cidadã, projeta da ABCC.

O evento, que contou com a presença de amigos e da família de Cussy de Almeida, também exibiu um vídeo de entrevista do maestro, onde ele relembra acontecimentos importantes para a cena musical do Recife na época em que dirigiu o Conservatório. “Cussy foi um homem empreendedor. Conseguiu construir obras sociais e culturais aqui em Pernambuco”, disse o irmão do regente, Clóvis de Almeida.

Um dos destaques no recital foi a apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Criança Cidadã, com as músicas preferidas do maestro: “My Way” e “Carinhoso”. “Convidamos a Orquestra no sentido de mostrar o trabalho de Cussy, que tem muita representatividade na música e na questão social”, afirmou o diretor do Conservatório Pernambucano de Música, Sidor Hulak.

Além do Quinteto de Cordas, a Orquestra de Câmera do CPM interpretou as composições “Aboio” e “Cipó Branco de Macaparana”, obras do maestro Cussy de Almeida, e os professores Adelmo Arcoverde e Eduardo Rabelo apresentaram a música “Dueto-Característico de Guerra-Peixe”, relembrando o Movimento Armorial.

• 25/07/2019
    4° Concerto Oficial da Temporada 2019 - OCC 13 anos Local: Teatro de Santa Isabel
  • 27/07/2019
    Orquestra Infantojuvenil Criança Cidadã na Caixa Cultural Recife Local: Octógono (Galeria) da Caixa Cultural Recife