NOTÍCIAS

26/maio/2010

Cidades terão espaços para jovens

A criação das Casas da Juventude foi anunciada ontem, pelo governador Eduardo Campos.

Pela Folha de Pernambuco
Pequenas cidades do Interior de Pernambuco terão ainda este ano um reduto dedicado aos jovens. Os beneficiados, municípios com até 35 mil habitantes, assinaram convênio junto ao Governo do Estado, ontem, no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife. O novo espaço será chamado de Casa das Juventudes e corresponde a uma nova ação do Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Juventude e Emprego, para implantar espaços públicos municipais que ofereçam novas oportunidades aos jovens.

Entre os contemplados estão municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Em Rio Formoso, na Mata Sul do Estado, a unidade terá como endereço o Centro Pastoral, na rua Brasília, no distrito de Cucaú. O prefeito da cidade, Eli Farias, escolheu o local como forma estratégica de juntar os jovens. "Temos uma população jovem predominante, portanto essa nova Casa, que fica em um local que já reúne a juventude, será importante para o nosso desenvolvimento".

Cada Casa das Juventudes terá um telecentro, sala para o Conselho Municipal de Juventude e sala multiuso. Com a parceria entre governos e prefeituras, cada órgão terá responsabilidades. Às prefeituras, cabe ceder ou alugar um imóvel compatível e designar equipe técnica para coordenar as atividades das casas. Em contrapartida, o governo vai orientar o processo de implantação das unidades.

O governador Eduardo Campos avaliou as casas como um novo rumo para as políticas públicas. "Temos a capacidade de ouvir os jovens e, assim, criar políticas públicas modernas, construtoras de cidadania. Com as unidades vamos ousar com políticas para transformar a juventude".

O secretário de Juventude e Emprego, Pedro Mendes, definiu o papel dos jovens na nova parceria. "O Governo do Estado trabalha para que possa trazer a participação dessa juventude no acompanhamento e fiscalização social das políticas públicas de Pernambuco. Não podemos fazer políticas para a juventude, e sim com a juventude", afirmou. No evento também estava presente a assessora da presidência da Folha de Pernambuco, Vera Brandão.

Veja mais notícias