12/novembro/2018

1º Festival de Artes Marciais Nildo Nery dos Santos exalta legado do fundador da ABCC

Evento esportivo reuniu centenas de atletas mirins na quadra da Universo Recife e ofereceu aos pequenos uma manhã de aprendizado por meio do esporte

Houldine Nascimento
Centenas de crianças de diversas agremiações esportivas e projetos sociais de Pernambuco estiveram reunidas na primeira edição do Festival de Artes Marciais Nildo Nery dos Santos, no último sábado (10). O evento congregou atletas mirins de caratê, judô e taekwondo na quadra da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no Recife.

Foi uma manhã dedicada ao aprendizado por meio do esporte, com práticas de lutas e troca de experiências. Na parte final, medalhas e troféus foram entregues pelos embaixadores do festival a personalidades e associações num clima festivo. Nomes conhecidos do desporto abraçaram a causa e estiveram na solenidade: a ex-nadadora Adriana Salazar, a jogadora de basquete Adrianinha, os ex-jogadores de futebol Luciano Veloso e Kuki, o mestre de judô Tadao Nagai, o jornalista Maciel Júnior e o goleiro Magrão.

Junto à presidente da ABCC, Myrna Targino, ao vice, Nilson Nery, e ao coordenador geral da Orquestra Criança Cidadã, João Targino, os sete embaixadores premiaram estas instituições e personalidades: Movimento Pró-Criança, Lar Fabiano, Anjos do Taekwondo, Equipe Kadosh; Projeto Kiai, Projeto Dinamo de Karate, Projeto Mais Educação, Projeto Nova Maraial de Karate; Associação Beneficente Criança Cidadã, Projeto Santos Dumont, Universo, Fedepe, Federação Pernambucana de Judô (FPJU); Federação Pernambucana de Taekwondo (FPTKD), Federação Pernambucana das Associações de Karate (FPAK) e a família do desembargador Nildo Nery dos Santos (1934-2018).

Myrna Targino fala sobre a homenagem ao fundador da ABCC e de metas traçadas para o fortalecimento do projeto de esportes. “Em primeiro lugar, é uma homenagem mais do que justa que estamos fazendo a Dr. Nildo Nery. Era nossa obrigação. Acredito que, de onde ele esteja, está muito feliz porque era o que ele amava. O espaço no Cordeiro [ABCC Sede] sempre foi a menina dos olhos dele. Através desse festival, a gente espera conseguir recursos para ampliar o projeto até chegar à escolinha de futebol. Nosso desafio agora é construir a quadra para atender uma quantidade maior de alunos”, explica.

Filho mais novo do desembargador Nildo Nery, Nilson Nery esteve no festival acompanhado dos filhos e da esposa. Em nome da família, recebeu o prêmio destinado ao pai, in memoriam, e agradeceu pela honraria. “É muito gratificante. Eu já sabia o quanto o coração dele era bom para com o próximo. Tantas crianças aqui participando desse grande festival. Dr. Nildo não está aqui fisicamente, mas, tenho certeza que lá no céu, ele está agradecido por perpetuar a Orquestra, junto com Dr. Targino, e o programa de esportes. Em nome da família, agradeço a todos que colaboraram para esse evento”, comenta.

SUPORTE – Organizado pela ABCC, o 1º Festival de Artes Marciais Nildo Nery dos Santos teve patrocínio da Sicredi Pernambucred e apoio da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e da Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe).