Notícias

Associação Beneficente Criança Cidadã promove inédito torneio de artes marciais no Recife

I Festival de Artes Marciais Nildo Nery dos Santos reunirá mais de 300 alunos de dez projetos sociais ligados ao esporte na Região Metropolitana

07/11/2018 - Assessoria de Comunicação

Cerca de 300 atletas, com idades variando dos 6 aos 14 anos, participarão do I Festival de Artes Marciais Nildo Nery dos Santos. O evento, promovido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), acontecerá no próximo sábado (10), das 9h às 12h, na quadra esportiva da Universidade Salgado de Oliveira – Universo. Os detalhes foram divulgados nesta quarta, em almoço à imprensa oferecido pela ABCC no restaurante Spettus do Derby.

A iniciativa, que conta com o patrocínio da Sicredi Pernambucred e o apoio da Universo e da Federação de Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), visa a dar visibilidade ao trabalho social realizado há mais tempo pela ABCC, que acredita na utilização do esporte como ferramenta de transformação. Além disso, o Festival é uma forma de homenagear a memória do desembargador Nildo Nery dos Santos, fundador da Associação.

Na ocasião, haverá disputas não competitivas nas modalidades de judô, caratê e taekwondo. Todos os atletas receberão medalha de participação. Já as dez associações convidadas para participar do evento trabalham com projetos de inclusão social e ganharão troféus.

A ABCC convidou alguns nomes de destaque do desporto pernambucano e nacional para ser embaixadores do evento, tendo em vista que suas histórias de superação e conquistas podem servir de inspiração aos jovens atletas. Kuki (ao centro, na foto), Magrão, Chiquinho, Adriana Salazar, Tadao Nagai, Luciano Veloso, Felipe Rego Barros, Yane Marques e Adrianinha são algumas das personalidades esportivas que abraçaram a ideia.

A ASSOCIAÇÃO – A ABCC é uma organização privada de utilidade pública municipal e estadual sem fins lucrativos, fundada em novembro de 2003 pelo então desembargador Nildo Nery dos Santos (1934-2018). Hoje, a ABCC gere três programas sociais: a Orquestra Criança Cidadã, a Olimpíada Criança Cidadã, que reúne alunos de escolas da rede pública estadual, e seu próprio projeto de esportes, em sua sede. Juntos, os programas e as ações da ABCC já assistiram mais de três mil jovens de comunidades carentes em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão e a formação profissional.

Localizada no Cordeiro, a sede da ABCC funciona desde 2005 e atende cerca de 100 crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, que residem em comunidades e bairros próximos, como o Caiara, a Iputinga e a Torre. Na ABCC são oferecidas aulas de esportes (judô, karate e taekwondo), xadrez, refeições diárias, orientação psicológica e acompanhamento nutricional para atletas competidores.

I Festival de Artes Marciais Nildo Nery dos Santos
Data: sábado, 10 de novembro
Local: Quadra de Esportes da Universidade Salgado de Oliveira (Universo)
Endereço: Avenida. Mal. Mascarenhas de Morais, 2169, Imbiribeira