07/novembro/2018

Associação Beneficente Criança Cidadã promove inédito torneio de artes marciais no Recife

I Festival de Artes Marciais Nildo Nery dos Santos reunirá mais de 300 alunos de dez projetos sociais ligados ao esporte na Região Metropolitana

Assessoria de Comunicação
Cerca de 300 atletas, com idades variando dos 6 aos 14 anos, participarão do I Festival de Artes Marciais Nildo Nery dos Santos. O evento, promovido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), acontecerá no próximo sábado (10), das 9h às 12h, na quadra esportiva da Universidade Salgado de Oliveira – Universo. Os detalhes foram divulgados nesta quarta, em almoço à imprensa oferecido pela ABCC no restaurante Spettus do Derby.

A iniciativa, que conta com o patrocínio da Sicredi Pernambucred e o apoio da Universo e da Federação de Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), visa a dar visibilidade ao trabalho social realizado há mais tempo pela ABCC, que acredita na utilização do esporte como ferramenta de transformação. Além disso, o Festival é uma forma de homenagear a memória do desembargador Nildo Nery dos Santos, fundador da Associação.

Na ocasião, haverá disputas não competitivas nas modalidades de judô, caratê e taekwondo. Todos os atletas receberão medalha de participação. Já as dez associações convidadas para participar do evento trabalham com projetos de inclusão social e ganharão troféus.

A ABCC convidou alguns nomes de destaque do desporto pernambucano e nacional para ser embaixadores do evento, tendo em vista que suas histórias de superação e conquistas podem servir de inspiração aos jovens atletas. Kuki (ao centro, na foto), Magrão, Chiquinho, Adriana Salazar, Tadao Nagai, Luciano Veloso, Felipe Rego Barros, Yane Marques e Adrianinha são algumas das personalidades esportivas que abraçaram a ideia.

A ASSOCIAÇÃO – A ABCC é uma organização privada de utilidade pública municipal e estadual sem fins lucrativos, fundada em novembro de 2003 pelo então desembargador Nildo Nery dos Santos (1934-2018). Hoje, a ABCC gere três programas sociais: a Orquestra Criança Cidadã, a Olimpíada Criança Cidadã, que reúne alunos de escolas da rede pública estadual, e seu próprio projeto de esportes, em sua sede. Juntos, os programas e as ações da ABCC já assistiram mais de três mil jovens de comunidades carentes em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão e a formação profissional.

Localizada no Cordeiro, a sede da ABCC funciona desde 2005 e atende cerca de 100 crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, que residem em comunidades e bairros próximos, como o Caiara, a Iputinga e a Torre. Na ABCC são oferecidas aulas de esportes (judô, karate e taekwondo), xadrez, refeições diárias, orientação psicológica e acompanhamento nutricional para atletas competidores.

I Festival de Artes Marciais Nildo Nery dos Santos
Data: sábado, 10 de novembro
Local: Quadra de Esportes da Universidade Salgado de Oliveira (Universo)
Endereço: Avenida. Mal. Mascarenhas de Morais, 2169, Imbiribeira