03/setembro/2018

Associação Beneficente Criança Cidadã abre as portas para curso de treinamento de caratê

Carateca Enio Alves ministrou oficina de metodologia do kata para alunos da ABCC e de outras instituições

Houldine Nascimento
A sede da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), no Cordeiro, sediou um curso de treinamento de caratê no último sábado (1º). O experiente carateca Enio Alves, que integra a International Shotokan Karate Federation (ISKF), ministrou a oficina, ensinando fundamentos do esporte aos participantes com foco na metodologia do naipe kata (onde não há contato físico). Entre os inscritos, estiveram alunos do projeto e atletas de outras associações.

O convite para realizar o curso partiu do professor de caratê da ABCC, José Lessa Júnior. “Não é a primeira vez que sou convidado pelo professor Lessa para vir a Pernambuco. Sou de Alagoas. É uma troca de conhecimentos, um intercâmbio desde os iniciantes até os professores. Serviu para passar algumas coisas que eles sabiam e outras que não sabiam”, explica Enio Alves.

Lessa Jr., por sua vez, destaca a importância do curso para os pequenos atletas: “A gente está aqui promovendo o caratê, engrandecendo o esporte, trazendo educação e valores para que as crianças vejam o caratê como uma arte que resgata o valor da cidadania.”

A carateca Katiane Couto, que é casada com Enio, é pentacampeã brasileira na categoria master do kata e também esteve presente no curso. “É muito positivo ver crianças participando desse curso. Hoje em dia, a gente vê muitas delas fora da escola, desviadas do processo social. E, aqui [na ABCC], não. Elas conseguem ter uma base”, analisa.

Ao final, todos os participantes receberam um certificado. Foi assim com o aluno da ABCC Andrey Marinho, que elogia a iniciativa. “É bom ter um curso assim porque contribui com o nosso aprendizado e para a gente ter comprometimento”, comenta.

Nossos Projetos

Parceiros