28/julho/2017

Paço do Frevo encanta alunos do ECECC

Cerca de 40 crianças conheceram o centro cultural dedicado à história do ritmo pernambucano

Houldine Nascimento
Misto de ritmo musical e dança que ficou conhecido por contagiar quem visita o estado, sobretudo durante o Carnaval, o Frevo é considerado desde 2012 pela Unesco Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Este é mais um motivo para que os pernambucanos o defendam com orgulho. Em fevereiro de 2014, a Praça do Arsenal, no bairro do Recife, passou a abrigar um centro cultural dedicado à difusão do ritmo: o Paço do Frevo.

Cerca de 40 alunos do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã (ECECC) estiveram no museu, na tarde dessa quinta-feira (27), e se encantaram com o ambiente. Em visita guiada, as crianças passearam pelos tipos e origens do frevo, visualizaram imagens históricas e assistiram a documentários que tratam com reverência o tema.

A adolescente Camilly Vitória, 13, foi uma das contempladas com a visita e se surpreendeu com as informações a que teve acesso. "Foi a primeira vez que vim e nunca imaginei que a capoeira tivesse a ver com o frevo”, comenta. Tawane Soares, 11, também ficou encantada com o Paço. "Foi muito legal. Gostei muito. Fomos lá em cima e o chão é de vidro, com os estandartes dos blocos dentro. Eu pensei que ia afundar", revela.

FUNDAÇÃO – O Paço do Frevo foi inaugurado em 9 de fevereiro de 2014, data dedicada à celebração do Frevo, e surgiu de uma parceria entre Prefeitura do Recife, Fundação Roberto Marinho, Iphan e Governo Federal.