NOTÍCIAS

28/junho/2017

Manhã especial no Museu Cais do Sertão

Alunos do ECECC conhecem espaço interativo dedicado à cultura sertaneja

Houldine Nascimento
Um museu dedicado à memória do povo sertanejo localizado no coração do Recife. Inaugurado em abril de 2014, o Cais do Sertão é um importante equipamento cultural que tem atraído turistas e público local. Nesta quarta-feira (28), alunos do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã (ECECC) estiveram no museu e puderam conhecer melhor, em visita guiada, a cultura da região.

Um ambiente interativo que preza pela tradição sertaneja, mostrando os costumes, vestuário, clima, vegetação e arquitetura regional. Filmes de grandes realizadores pernambucanos, como Marcelo Gomes e Lírio Ferreira, ilustram a fascinante paisagem do Sertão. A música também tem sua força destacada através de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

“É uma diversão diferente. Gostei bastante da identificação do Sertão e as referências a Luiz Gonzaga”, disse a pequena Rayssa Ester, 12. Outra aluna que ficou impressionada com o Cais do Sertão foi Júlia Marta, 12. “Eu gostei muito, aprendi muitas coisas. As roupas de couro me despertaram”, avalia.

A estudante colombiana Juliana Gallardo, 19, participa do programa de Intercâmbio que a ABCC mantém em parceria com a Aiesec. O primeiro contato com a cultura sertaneja causou encantamento. “Não conhecia o Sertão. Mariza [Fabrício, coordenadora pedagógica do ECECC] havia me falado que viríamos para cá e fui pesquisar. Gosto muito de museus. Sou estudante de Desenho Industrial e o vestuário me chamou muita atenção, além das esculturas por ser um trabalho artesanal, que representa uma região”, comenta.

SERVIÇO
Museu Cais do Sertão
Ter a sex, das 9h às 17h
Sáb e dom, das 13h às 17h
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, S/N, Recife Antigo.
Telefone: (81) 4042-0484

Veja mais notícias