15/maio/2017

Atletas da ABCC vão representar Pernambuco no Nacional de Judô

Tamires Augusto e Oseias Silva vencem seletiva realizada no Recife e conquistam o direito de integrar a seleção estadual

Houldine Nascimento
O programa de judô do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã segue dando bons resultados. No último sábado (13), quatro atletas do projeto disputaram, na quadra da Secretaria de Educação de Pernambuco (bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife), uma seletiva para o Campeonato Brasileiro de Judô. Dois deles, Tamires Augusto e Oseias Silva, venceram todos os seus oponentes e vão representar o estado na competição nacional.

Pela categoria sub-13 feminino meio pesado (até 52 kg), Tamires, 12, ganhou a final contra a adversária Maria Gabriela Cavalcante. Numa melhor de três, a atleta da ABCC precisou de duas lutas para vencer. “Teve momentos difíceis. O professor [Anderson Felipe] falou para movimentar mais durante as lutas e isso foi importante. Estou muito feliz”, comenta.

Já Oseias Silva, 13, levou a melhor entre os oponentes da categoria sub-15 super ligeiro (até 36 kg). Num nível bastante concorrido, quatro judocas competiam pelo direito de representar Pernambuco. Os triunfos foram bastante celebrados pelo técnico Anderson Felipe, responsável pelo núcleo esportivo da ABCC. “Essas crianças vêm treinando duro desde janeiro e assimilando o que é passado durante as aulas. Na última semana, acertamos os detalhes sobre os adversários e esse foi o diferencial na hora das lutas”, explica.

Oseias e Tamires aguardam a chegada do Brasileiro de Judô, que será disputado no próximo mês de agosto, em Salvador. Além deles, os judocas Gabriel Luiz (sub-18 meio leve) e Natanael Augusto (sub-13 ligeiro) participaram da seletiva. Ambos terminaram em terceiro lugar.