07/abril/2017

Judocas da ABCC participam do Tour Judô no Recife

Os pequenos atletas tiveram a oportunidade de acompanhar demonstrações de técnicas do esporte

Houldine Nascimento
Para além de modalidade esportiva, o judô tem sido um instrumento de inclusão social. Muitas crianças em situação de vulnerabilidade têm encontrado no esporte uma chance de driblar os problemas que enfrentam no cotidiano. Ciente desse importante papel que o esporte desempenha, a Confederação Brasileira de Judô, em parceria com a patrocinadora Cielo, criou o Tour Judô.

Após percorrer 12 cidades do Nordeste, a iniciativa chegou, na tarde dessa quinta (6), ao Recife, onde encerra as ações neste sábado (8). O estacionamento do RioMar Shopping, no Pina, sediou o evento, que contou com a presença de dezenas de atletas de instituições filantrópicas, como a Associação Beneficente Criança Cidadã e o Movimento Pró-Criança.

Os pequenos judocas da ABCC tiveram a oportunidade de acompanhar demonstrações de técnicas do esporte, além de terem acesso a diversas curiosidades envolvendo atletas consagrados. Uma das informações divulgadas é que o judô é, até o momento, a modalidade que mais obteve medalhas olímpicas para o Brasil.

Um trio de cordas da Orquestra Criança Cidadã foi convidado para tocar o Hino do Brasil na abertura. Depois, o presidente da Federação Pernambucana de Judô (FPJU), Jaciano Delmiro, deu as boas vindas aos presentes. Ele ressaltou a qualidade das atividades feitas em projetos sociais como a ABCC. "Os trabalhos desenvolvidos pelo Pró-Criança e pela ABCC são exemplos para vários países pela formação de seus instrutores e a inclusão dos jovens na sociedade. O esporte de inclusão também ajuda na formação intelectual e moral desses atletas", comenta.

Em Pernambuco, há mais de 3.500 judocas ligados à FPJU. Um deles é Waldemir Netto. A deficiência visual não é uma barreira para ele, que pratica o esporte há oito anos. "O judô ajuda muito a quem pratica na questão de disciplina, de respeito pelo próximo. É um esporte onde todo mundo se ajuda", destaca.

O técnico responsável pelo programa de judô da ABCC, Anderson Felipe, avalia que o Tour Judô incentiva as crianças a seguirem no esporte. "As crianças se sentem motivadas porque esse evento é do mesmo patrocinador dos principais atletas olímpicos, que são referências delas. Além disso, há uma parte lúdica na programação."

TRAJETÓRIA - O Tour Judô Cielo tem servido para a difusão do esporte no Brasil, trazendo curiosidades sobre a trajetória do esporte no País, além de incentivar e promover a prática do judô.