08/março/2017

ECECC inaugura ambulatório pediátrico

Iniciativa surge em parceria com o Grupo Ser Educacional; os educandos serão atendidos às terças, das 7h às 11h.

Houldine Nascimento
Os educandos do Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã (ECECC) passam a contar com um ambulatório pediátrico exclusivo. A inauguração ocorreu na manhã dessa terça-feira (7), na sede da instituição, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. A iniciativa surge em parceria com o Grupo Ser Educacional, que cedeu alguns materiais de saúde, além de uma equipe de profissionais e estagiários do curso de Medicina da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau).

Os atendimentos são realizados às terças, das 7h às 11h. Semanalmente, cinco crianças passarão por consultas minuciosas. Contudo, para que o ambulatório funcione plenamente, é preciso que a unidade tenha medicamentos básicos à disposição. "Essa é a maior necessidade, sobretudo porque receitas serão prescritas e algumas mães não terão condições de comprar os remédios. Por isso, nossa preocupação de ter uma parceria com laboratórios para que possam fornecer os medicamentos", revela o gerente administrativo do ECECC, Gleikson Ferreira.

A médica Mariana Tavares lidera a equipe de pediatria. Das consultas realizadas no primeiro dia, ela sentiu que algumas crianças necessitavam de um atendimento especializado. "Algumas mães relataram que as crianças estavam há alguns anos sem ir ao médico. Receitei alguns remédios. Também é importante checar se o cartão de vacina está em dia", comenta.

Sempre haverá um rodízio no grupo de estagiários do ambulatório, amparados pela supervisora do curso Aline Dyelle. A estudante Talina Nassi falou da importância de ter esta experiência. "Contribui muito para nossa formação porque a gente começa a aprender sobre a realidade do Recife, do nosso público. Começamos a praticar a relação médico-paciente, que não pode ser aprendida dentro de sala de aula e também acaba ajudando a comunidade", ressalta.

A vendedora Flávia Ferreira é mãe dos educandos Felipe Gabriel, 8 anos, e Fábio Guilherme, 6, que estavam há mais de quatro anos sem ir ao pediatra. "Geralmente, a gente tem dificuldade de arrumar médico nos postos de saúde para eles, e agora trouxemos para cá. A consulta foi ótima", destaca.

A coordenadora-adjunta do curso de Medicina da Uninassau, Geovanna Cabral, esteve na inauguração do ambulatório e fala sobre a expectativa para este projeto. "É importantíssimo, principalmente a parte assídua para essas crianças que precisam de um atendimento especializado e para os nossos estudantes. Terá um retorno fantástico porque os alunos vão avançar na área humanística do curso, bem como enquanto cidadãos", pontua.

DOAÇÕES - O Espaço Cultural e Esportivo Criança Cidadã é um projeto da Associação Beneficente Criança Cidadã que atende 165 crianças e adolescentes, dos seis aos 17 anos. Para que o ambulatório e outras atividades funcionem, a instituição conta com a ajuda de colaboradores. Há uma conta bancária para contribuições financeiras:

Associação Beneficente Criança Cidadã
Banco Santander